segunda-feira, 21 de março de 2016

Jurista Celso Lafer abre conferência em BH

Evento é promovido pela ILA em parceria com a Escola Superior Dom Helder Câmara.
O jurista Celso Lafer, professor emérito da Universidade de São Paulo e ex-ministro das Relações Exteriores, abriu a 3ª Conferência Nacional do Ramo Brasileiro da International Law Association (ILA) nesta segunda-feira (21), em Belo Horizonte. O evento é promovido em parceria com a Escola Superior Dom Helder Câmara, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Cátedra Jean Monnet de Direito Comunitário da União Europeia e a Universidade de Itaúna.
“É uma conferência que se destaca tanto pela atualidade dos temas – terrorismo, Controle de Constitucionalidade, arbitragem internacional e conflitos na América Latina são alguns deles – como pela relevância dos palestrantes. Reunimos as maiores autoridades brasileiras e quinze pesquisadores estrangeiros”, afirmou a professora Beatriz Souza Costa, pró-reitora de pesquisa da Dom Helder, na abertura do evento.
De acordo com o professor Eduardo Grebler, presidente do Conselho Superior da ILA Brasil, a entidade tem grande satisfação em se unir à Dom Helder, à UFMG e demais parceiros para realização do evento em Belo Horizonte. As conferências anteriores do Ramo Brasileiro foram sediadas em João Pessoa, em 2010, e no Rio de Janeiro, em 2012.
O professor destacou também a participação do professor Celso Lafer, que considera um dos grandes juristas brasileiros do campo do Direito Internacional. “Sua conferência será uma oportunidade rara para reflexão e nos dará critérios para lidar com os graves problemas enfrentados nos primeiros anos deste século XXI. (...) Como solucionar o conflito na Síria? Como fomentar o livre comércio frente barreiras protecionistas? Como lidar com o controle do desenvolvimento nuclear?”, instigou.

Autoridades
A abertura da 3ª Conferência Nacional, realizada na Faculdade de Direito da UFMG, contou com a presença dos professores Estevão Freitas, vice-reitor da Dom Helder Câmara; Marcílio Toscano, presidente da Diretoria Executiva da ILA Brasil; Aziz Tuffi Saliba e Jamile Bergamaschine, da Faculdade de Direito da UFMG; e  Evaldo Ferreira Vilela, presidente da Fapemig. Eles formaram a mesa solene juntamente com os professores Eduardo Grebler e Celso Lafer.

Palestra
Bastante exaltado pelas autoridades presentes, Celso Lafer defendeu o papel de destaque ocupado hoje pelo Direito Internacional. “Ele está no centro das preocupações. (...) Há uma crescente interpenetração dos ordenamentos jurídicos e uma internacionalização do Direito Constitucional”, afirmou.
Para discutir a matéria, propôs uma reflexão baseada em sua própria carreira, abordando tanto o percurso acadêmico como as funções públicas. “O Direito não é só experiência, mas não pode ser compreendido sem a experiência”, defendeu.
Celso Lafer possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado em Ciência Política pela Cornell University. Atualmente é professor titular da USP, Conselheiro do Centro de Direito Internacional, Membro da Sociedade Brasileira de Direito Internacional, Membro do Comitê Consultivo Superior do Instituto de Direito Econômico Internacional da Universidade de Georgetown, Membro Efetivo da Academia Brasileira de Letras, entre outros cargos.
Foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, ministro das Relações Exteriores, embaixador do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) e junto à Organização das Nações Unidas (ONU).
“A carreira acadêmica do professor Celso é das mais brilhantes. Ele é um profundo conhecedor do comércio internacional e Direitos Humanos. Possui qualidades intelectuais reconhecidas em diversas faculdades nacionais e internacionais”, destacou Eduardo Grebler.

3ª Conferência
As atividades da 3ª Conferência Nacional prosseguem até quarta-feira (23). Nesta segunda-feira (21), às 20h, a Dom Helder Câmara sediará palestra com o embaixador João Gomes Cravinho, chefe da Delegação da União Europeia no Brasil. Veja a programação completa!

ILA
A International Law Association, originalmente The Association for the Codification and the Development of the Law of Nations, foi fundada em uma conferência internacional em Bruxelas, em 1873, tendo como objetivos o estudo, esclarecimento e desenvolvimento do Direito Internacional público e privado, do Direito Comparado e das Relações Internacionais.
“A ILA é uma das mais tradicionais instituições de Direito, está presente em mais de 40 países”, reforçou a professora Jamile Bergamaschine, da UFMG. 
Redação DomTotal

Nenhum comentário:

Postar um comentário