A Irmã Élide Maria Fogari, colaboradora na concepção do “Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil” (Diretório 99), foi palestrante do segundo dia do evento que reuni padres, religiosos, religiosas e agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom), do Ceará.
A palestrante abordou o documento sistematizando a construção do diretório que perpassou por fases até a sua publicação. Os capítulos do diretório foram explorados apontando proposta que motivam a Igreja ampliando suas relações com toda a comunidade, na perspectiva de uma “cultura do encontro”. O documento, ainda, lembra da importância da Pastoral da Comunicação através do envolvimento com pessoas e sociedade na qual se vive.
O meio digital foi o campo da comunicação mais citado pela Irmã Élide, que incentivou a Pascom como mediadora na inclusão digital nas comunidades. A juventude também foi foco nas falas da Irmã, que segundo ela, é o grupo que tem mais facilidade em manusear as ferramentas de comunicação, por isso também deve estar junto a Pastoral da Comunicação.
O comprometimento com a comunidade e a comunicação a serviço dos direitos humanos a todo tempo foram trabalhados através dos relatos dos participantes da conferência, que somaram as falas sobre a importância do estudo do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil.
Por Hozana Arruda, Pascom da Paróquia do Pici
Fotos by Silvio Martins – Pascom Arquidiocese de Fortaleza
Nenhum comentário:
Postar um comentário