Agência Ecclesia 17 de Março de 2016, às 12:44
Lusa, Presidente da República com o Papa
Lusa, Presidente da República com o Papa Francisco, no Vaticano
Marcelo Rebelou de Sousa deixou convite formal para viagem em maio de 2017
Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano
Cidade do Vaticano, 17 mar 2016 (Ecclesia) – O presidente da República Portuguesa mostrou-se hoje “muito feliz” após ter convidado o Papa a visitar o país, em 2017, durante uma audiência privada que decorreu no Vaticano.
“Tive oportunidade de entregar a sua santidade o convite formal do Estado português para a visita em 2017 a Portugal, por ocasião do centenário das aparições de Fátima”, disse aos jornalistas, após o encontro.
O chefe de Estado disse “não estar autorizado” para dizer publicamente qual a resposta do Papa, que “recebe muitos convites”.
“O máximo que posso dizer é que sai muito feliz da audiência. Com isto, penso que respeito exatamente o teor da audiência, nos termos em que ela decorreu”, acrescentou.
A audiência de 30 minutos com o Papa concluiu-se com uma troca de presentes e uma sessão de cumprimentos à delegação da Presidência.
Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, o Papa manifestou “muito apreço” pelos portugueses, recordando o seu contacto com emigrantes portugueses em Buenos Aires.
O presidente português encontrou-se depois com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, acompanhado pelo secretário do Vaticano para as relações com os Estados, D. Paul Gallagher.
Rebelo de Sousa realizou uma visita à Basílica de São Pedro, onde fez questão de atravessar a Porta Santa do ano santo extraordinária, rezando depois diante do túmulo de São João Paulo II, antes de uma breve visita à Capela Sistina.
O Papa reafirmou a vontade de visitar o Santuário de Fátima, que celebra o centenário das aparições marianas em 2017, quando se encontrou com os bispos portugueses, em setembro de 2015, no início da visita 'ad Limina'.
Francisco será o quarto Papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI em (13 de maio de 1967), João Paulo II (12 a 15 de maio de 1982; 10 a 13 de maio de 1991; 12 e 13 de maio de 2000) e Bento XVI (11 a 14 de maio de 2010).
São João Paulo II cumpriu ainda uma escala técnica no Aeroporto de Lisboa (2 de Março de 1983), a caminho da América Central.
O cardeal Parolin, secretário de Estado do Vaticano, confirmou a Rebelo de Sousa, por sua vez, que vai presidir à peregrinação internacional do próximo dia 13 de outubro, no Santuário de Fátima.
OC
Nenhum comentário:
Postar um comentário