Para entrar em vigor, o acordo deve ser ratificado por pelo menos 55 partes da convenção.
O impulso do acordo de Paris não diminuiu.
Cerca de 150 países se comprometeram a assinar na próxima semana, em Nova York, o acordo sobre o clima alcançado em dezembro passado, em Paris, anunciou nesta sexta-feira Segolene Royal, presidente da Conferência das Nações Unidas para o Clima (COP21).
"Temos 147 compromissos de assinatura para 22 de abril, dos quais 50 são chefes de Estado", declarou a ministra francesa de Meio Ambiente em coletiva de imprensa em Washington.
"Isto significa que o impulso do acordo de Paris não diminuiu", avaliou.
O presidente americano, Barack Obama, viaja na semana que vem à Arábia Saudita e depois para a Europa, razão pela qual não estará presente à assinatura.
Para entrar em vigor, o acordo de Paris deve ser ratificado por pelo menos 55 partes da convenção das Nações Unidas sobre o clima, que representam pelo menos 55% das emissões globais de gases de efeito estufa.
Royal destacou que a cerimônia de 22 de abril também dará a oportunidade para fazer uma "forte declaração" sobre o tema dos preços do carbono, cuja meta é favorecer o uso das energias limpas.
Destacou-se em particular a necessidade de fixar um preço sobre as emissões de carbono que seja "elevado, estável, previsível e coordenado" em nível internacional.
AFP
Nenhum comentário:
Postar um comentário