Aparecida (RV) – O terceiro dia de trabalhos da 54ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Aparecida, como de costume, tem início com a Santa Missa no Santuário Nacional. A celebração de hoje é presidida por Dom Itamar Vian, Arcebispo Emérito de Feira de Santana, na Bahia. Concelebram com ele os bispos eméritos presentes em Aparecida, são cerca de 40.
Ontem, a Santa Missa foi presidia pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello e concelebrada pelos bispos nomeados no último ano.
Na sua homilia Dom Giovanni refletiu sobre a autoridade e a misericórdia divina. O Núncio enfatizou que Deus mostra a sua grandeza ao inclinar-se à condição do ser humano. "É a grandeza da misericórdia de Deus que se revela quando reconhecemos a sua majestade. Ele não é um Deus que governa somente pela autoridade que lhe é própria. Ele é um Pai que orienta, vigia, cuida e se move em direção à criatura amada para manifestar-lhe o seu amor e convidá-la a fazer parte do seu Reino", afirmou.
"O mundo de hoje continua a nos interrogar como fez aos primeiros discpulos do Senhor, disse o Núncio. Continua a querer nos intimidar e até calar a voz da nossa consciência diante de tantas formas de maldade e abandono, de imoralidade e desrespeito à vida, é o nosso testemunho coerente de vida cristã e caridade verdadeira a única resposta diante de todos os questionamentos. É a comprensão de que é preciso obedecer a Deus antes dos homens que nos garantirá a serenidade da fé, a paciência nas tribulações, a fortaleza diante das dificuldades. Deus é a resposta autêntica de quem tem fé. É a esperança que não se deixa calar, o sorriso que não se deixa vencer, o amor caridade qual sal da terra e luz do mundo para iluminar os corações e as mentes para temperar e purificar as nossas intenções", refletiu.
Dom Giovanni deixou também uma prece especial pelo ministério dos novos bispos brasileiros.
Na parte da tarde de ontem, o Arcebispo de Londrina (PR) e Presidente da Comissão para o tema central da 54ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Orlando Brandes, e o Bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), Dom Joaquim Giovani Mol, conversaram com a imprensa.
Os bispos apresentaram aos jornalistas um aprofundamento do tema central da AG, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. Sal da Terra e luz do mundo” e aspectos da análise de conjuntura político-social e eclesial.
Ainda ontem à tarde o Cardeal Claudio Hummes e os outros membros da Comissão para a Amazônia apresentaram os trabalhos realizados na animação pastoral daquela região do Brasil. Entre os assuntos apresentados, as últimas iniciativas tomadas pela REPAM (Rede Eclesial Pan-amazônica) no campo da divulgação e aplicação da Encíclica Laudato Sí sobre o cuidado com a Casa Comum escrita pelo Papa Francisco.
Outro tema da tarde de ontem foi a elaboração de uma declaração oficial da Conferência em relação à uma realidade bastante grave: a situação hídrica e energética do nordeste brasileiro. Teve ainda início o debate sobre os termos de uma “Nota Oficial” sobre as eleições municipais deste ano.
Nesta sexta-feira será apresentada em plenário a Exortação Apostólica pós-Sinodal do Papa Francisco dedicada à família. Nós conversamos com o Presidente da CNBB, Dom Sérgio da Rocha sobre esse documento, já que ele foi um dos padres sinodais....
A 54ª Assembleia Geral da CNBB iniciou na quarta-feira, 6, e prosseguirá até o dia 15 de abril. Cerca de 360 bispos estão presentes.
De Aparecida, SP, para a Rádio Vaticano, Silvonei José
(from Vatican Radio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário