Irmã Luíza Mendes, 96 anos, religiosa da Congregação das Irmãs de Caridade São Vicente de Paula, ainda trabalhava na secretaria da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Montese. A irmã faleceu na última sexta-feira e foi sepultada no sábado após a missa de corpo presente.
PEQUENO HISTÓRICO PASTORAL DA VIDA RELIGIOSA DA IRMÃ LUIZA
Singelamente os paroquianos, após o meio dia de ontem, 22 de abril de 2016 foram surpreendidos com um toque do sino a mais. A certeza: alguém muito importante faleceu! Logo chega a confirmação… e assim, neste dia chuvoso, os céus recebem nossa estimada Irmã Luiza!
Irmã Luiza Mendes, desde que assumiu a direção da Escola Medalha Milagrosa, a convite do então Pároco Pe. Batista Poinelli, também assumiu em sua missão religiosa no Montese, a catequese na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, bem como a Equipe Litúrgica. As dependências da escola, era como se fosse a casa pastoral (reuniões, assembléias, seminários de vida no Espírito Santo e retiros, tudo também acontecia ali com seu acolhimento). Atuou no incentivo e na formação das pequenas comunidades e esteve também à frente da preparação de adultos para o sacramento da crisma. Sempre membro do Conselho Pastoral, colaborou incansavelmente, ao longo desses anos com a Evangelização da paróquia e coordenou o setor 9. Mesmo após ter deixado a direção da escola, manteve suas atividades pastorais. Discreta em suas obras de caridade, muitos revelam neste momento o quanto ela fez por famílias, jovens e crianças em seu ministério.
Aos 96 anos, se locomovendo com ajuda de aparelho, no domingo passado, proclamou a Palavra na Celebração das 8h e até a última terça-feira, dia 19, cumpriu seu plantão diário, que dava na secretaria da paróquia. Precisamente todas as tardes ali a encontrávamos, agendando as missas, organizando os jornais e acolhendo a todos. Grande incentivadora dos sacerdotes, colaborou na formação de muitos padres e religiosos. Na Arquidiocese de Fortaleza, coordenou também a Catequese ao lado D. Aloísio Lorscheider.
Uma das lembranças que guardamos forte da sua presença no meio de nós é a animação que fazia à frente da missa das crianças, quando entoava: ˝só entra no céu, quem for como as crianças….ˮ
O bairro Montese perde uma de suas grandes educadoras, inserida também na comunidade, participava da vida política sempre que convidada, tendo sido agraciada com diversos títulos e comendas.
Por Katia de Sousa – Paróquia Nossa Senhora de Nazaré.
fotos
Nenhum comentário:
Postar um comentário