A religiosa italiana Rosetta Calì publica um livro sobre a redescoberta dos valores na internet
A Itália está implementando o maior investimento já visto no país em internet super-rápida, uma revolução na comunicação que influenciará todos os setores da cultura, do comércio, das relações sociais, da política.
O que o mundo católico pode dizer a respeito? Como a rede é avaliada? Como ela pode ser usada?
O debate é vasto e complexo. Entre as muitas vozes participantes, a da irmã Rosetta Calì, uma dinâmica e zelosa salesiana de Catânia, no sul da Itália, acaba de se manifestar por escrito, no livro “Nell’era del WEB ripartiamo dai valori – Percorsi psicopedagogici” (“Na era da web, retomemos os valores – Percursos psicopedagógicos”).
Como escreveu no prefácio o padre salesiano Franco Di Natale, diretor do Instituto Teológico de Messina, “a autora explora com rigor científico e paixão educativa uma das questões mais prementes que a nossa sociedade é chamada a enfrentar”.
A cuidadosa análise sociológica das mudanças provocadas pela web e pela disseminação das novas tecnologias de informação, comunicação e relacionamento é enriquecida de pedagogia e de especial atenção aos jovens, mantendo firmes os valores humanos e cristãos.
A educação para o uso responsável da mídia e dos mundos virtuais povoados pelos jovens requer escolhas inovadoras para uma pastoral eficaz e para uma relação educativa construtiva, que envolve educadores, professores e pais num caminho de pesquisa e de salvaguarda dos valores que não podem ser excluídos pelas inovações tecnológicas.
O volume lança quase um desafio a “retomar” os valores para trazer humanidade e frescor ao mundo tantas vezes árido dos jovens, incerto e inseguro porque carente de pontos de referência.
Composto de duas partes, o texto aborda na primeira o conceito de pessoa, os valores da chamada “aldeia global” e a busca de liberdade e verdade em meio às muitas mentiras que caracterizam a vida social; na segunda parte, o percurso dos jovens pelo caminho dos valores e a rota vencedora para se conquistar o que é verdadeiro.
A irmã Rosetta já tinha lançado os títulos “L’educatore in rete – Identità e metodi” (“O educador na rede – identidade e métodos“, em 2014) e “Profili digitali under 30” (“Perfis digitais sub-30”, de 2016). O novo livro completa uma rica e orgânica trilogia pedagógica, cheia de “paixão educativa”. Zenit
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