Agência Ecclesia 29 de Abril de 2016, às 14:03
Cardeal-patriarca de Lisboa participa na sessão de encerramento, a 6 de maio
Lisboa, 29 abr 2016 (Ecclesia) – A Misericórdia de Óbidos e a União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vão realizar a 6 de maio umas Jornadas de Museologia, nas quais se debaterá o contributo social e cultural das procissões junto da população.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a UMP informa que as Jornadas de Museologia pretendem promover uma “reflexão crítica e científica” sobre o trabalho desenvolvido pelas Misericórdias, com o objetivo de “avaliar os constrangimentos e definir a intervenção futura nos museus”.
Com o tema ‘Património Imaterial: Semana Santa’, o encontro pretende aprofundar o contributo das procissões na museologia, especialmente na promoção da função social dos museus, no seguimento da recomendação da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) que destaca o papel dos museus nas sociedades atuais como espaço de encontro e instrumento de promoção da inclusão social e da diversidade cultural.
A UMP contabiliza que as instituições têm aproximadamente 60 museus/realidades museológicas em todo o país e cerca de 120 Misericórdias promovem procissões durante a Semana Santa.
“Temos consciência que a apresentação e divulgação do nosso património museológico será tão mais eficaz e apreciada, quanto mais corretos e adequados forem os princípios científicos e pragmáticos que adotarmos”, explicou o diretor do Gabinete do Património Cultural da UMP, Mariano Cabaço.
As Jornadas de Museologia nas Misericórdias são organizadas pela Misericórdia de Óbidos, em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas e com o apoio do município local, no dia 6 de maio, a partir das 09h30.
Para além do cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, na sessão de encerramento (18h30), a organização destaca a participação da diretora-geral do Património Cultural, Paula Araújo da Silva, que preside ao primeiro painel sobre ‘Património Imaterial’, e de José Barbieri, do Projeto Memoriamedia/e-Museu do Património Cultural Imaterial, que participa no terceiro painel dedicado à ‘Museologia e Turismo Religioso’, a partir das 16h20.
CB
Nenhum comentário:
Postar um comentário