terça-feira, 26 de abril de 2016

Pablo Neruda volta a ser enterrado em Isla Negra

Corpo do escritor foi exumado em 2013 para esclarecer se Neruda foi envenenado ou não.
O poeta e prêmio Nobel chileno voltou a ser enterrado em Isla Negra
O poeta e prêmio Nobel chileno voltou a ser enterrado em Isla Negra
O poeta e prêmio Nobel chileno Pablo Neruda voltou a ser enterrado nesta terça-feira no balneário de Isla Negra, três anos depois da exumação de seus restos mortais para investigar se foi assassinado pela ditadura de Augusto Pinochet.
Após uma homenagem popular em Santiago, o caixão com os restos de Neruda foi levado nesta terça-feira até o balneário de Isla Negra, na costa central chilena, onde voltou a ser enterrado no túmulo voltado para o Oceano Pacífico.

Exumação

Uma linha de investigação aponta a que Neruda morreu devido à metástase do câncer de próstata, mas uma segunda afirma que a morte foi ocasionada pela intervenção de terceiros quando estava hospitalizado na Clínica Santa Maria de Santiago, dias depois do golpe militar de 1973.

Para esclarecer os fatos, os restos do poeta (1904-1973) foram exumados no dia 8 de abril de 2013 do túmulo em que jaziam desde 1992 com os de Matilde Urrutia, sua terceira esposa, ambas situadas frente ao mar de Ilha Negra, no litoral do Chile.
Os primeiros exames no corpo do prêmio Nobel de Literatura Pablo Neruda concluiram que o poeta chileno sofria de um câncer de próstata avançado e metastásico.

Pablo Neruda foi internado nesse hospital em 19 de setembro de 1973 e morreu quatro dias depois. Os mais próximos que estiveram com ele naqueles dias na clínica, concordaram que o poeta estava visivelmente abalado pelos incidentes que aconteceram depois do levante militar em 11 de setembro. Neruda morreu logo após o golpe de Estado que colocou o general Augusto Pinochet no poder.

AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário