segunda-feira, 4 de abril de 2016

Porto maravilha

Gastronomia e política são dois esportes nacionais em Porto Rico.
Por Marco Lacerda*

Praias cinematográficas, florestas tropicais, micro-organismos que brilham no escuro, comidas exóticas e muita, mas muita história. Porto Rico (nâo confundir com a praia do noroeste do Paraná) acaba reduzido a um paraíso praiano nos comerciais, mas esconde belas paisagens e diferentes atividades em seus poucos quilômetros de extensão.

A maior parte dos turistas de Porto Rico vem dos cruzeiros que visitam o Caribe, e caminhar pelas estreitas calçadas de Viejo San Juan pode ser um desafio com a quantidade de pessoas que chegam em cada navio. Linhas como Caribbean Queen, MSC e Norwegian são apenas algumas das que levam turistas entre portos caribenhos. Se quiser navegar águas caribenhas, você pode começar sua viagem em San Juan, Ponce ou Mayagüez, os três portos que recebem cruzeiros.

Porto Rico tem uma situação no mínimo diferente: tem status de território livre associado dos Estados Unidos, e não de país independente. A complexa situação política, tanto local como em relação aos EUA, é um dos tópicos favoritos de conversa de bar, para os porto-riquenhos. Os borícuas, como se auto-denominam os nascidos em Porto Rico (a ilha era chamada Borikén, pelos indígenas), costumam brincar que falar de política é o esporte nacional.

 


Os prazeres da mesa

A comida de Porto Rico é pautada por quatro ingredientes: carne de porco, banana-da-terra, arroz e feijão - esse último, grande e avermelhado. E uma classe de comidas se distingue de todo o resto: as frituras. Com dezenas de diferentes tipos de frituras, é possível passar uma semana na ilha e não repetir um tipo de salgadinho, vendido geralmente em barraquinhas de beira de estrada ou em locais de praia, como Luquillo e Loíza.

Janta-se cedo em Porto Rico, por isso, programe-se para estar num restaurante até cerca de 21h ou corra o risco de ter que se contentar com comida de hotel. Um dos poucos lugares 24 horas que você encontra em San Juan é o El Mesón de la Roosevelt, que serve sanduíches gigantes a preços muito razoáveis. Não deixe de pedir uma tripleta, o sanduíche mais tradicional de Porto Rico, composto sempre de três diferentes carnes, embora as mais comuns sejam presunto, frango e bife bovino.

Porto Rico, a ilha do encanto. Veja o vídeo:
*Marco Lacerda é jornalista, escritor e Editor Especial do Dom Total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário