quinta-feira, 12 de maio de 2016

Fátima: Consagração das Dioceses de Portugal marca fim da visita da Imagem Peregrina

Agência Ecclesia 12 de Maio de 2016, às 11:00
Foto: Diocese do Porto   
Foto: Diocese do Porto
Cerimónia vai decorrer antes da procissão do adeus, a 13 de maio

Fátima, Santarém, 12 mai 2016 (Ecclesia) - O Santuário de Fátima vai acolher na peregrinação internacional de maio as celebrações de encerramento da visita da Imagem Peregrina, incluindo a consagração das Dioceses de Portugal a Nossa Senhora.

A iniciativa foi proposta pelo reitor do Santuário à Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), na Assembleia Plenária de abril, e acolhida de imediato pelos bispos.

A consagração das Dioceses portuguesas a Nossa Senhora de Fátima será feita no final da celebração da Eucaristia de 13 de maio, antes da procissão do Adeus, sob a presidência de D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da CEP.

A Assembleia Plenária da CEP sublinhou que a consagração é o “modo de envolver todas as Dioceses no acolhimento da Imagem Peregrina na celebração do dia 13 de maio”.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima iniciou a visita às dioceses de Portugal no dia 13 de maio de 2015, num percurso que começou em Viseu, seguindo depois por Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança-Miranda, Lamego, Coimbra, Guarda, Portalegre-Castelo Branco, Setúbal, Évora, Beja, Algarve, Santarém, Lisboa, Madeira, Aveiro, Açores, Porto e Leiri-Fátima, como forma de preparação para o Centenário das Aparições (1917-2017).

Na abertura dos trabalhos da última Assembleia Plenária da CEP, D. Manuel Clemente afirmou que as aparições de Fátima foram um “facto central e quase estruturante do catolicismo” contemporâneo no país” e que “o Papa Francisco certamente corroborará” a importâncias do santuário nacional “com a sua presença no próximo ano”.

Já no editorial da edição de maio do jornal ‘Voz da Fátima’, o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, refere que a consagração das dioceses portuguesas a Nossa Senhora é um “ato pleno de significado, que coroa uma peregrinação jubilosa e intensa, cuja importância foi reconhecida pela Conferência Episcopal Portuguesa”.

O responsável passa em revista a história de alguns atos de consagração ao longo da história, maioritariamente feitos em Fátima ou diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima, no Vaticano, como aconteceu em 25 de março de 1984 e em 8 de outubro de 2000, e mais recentemente em 2013.

“Este ato de consagração, no contexto do Centenário das Aparições, insere-se numa já longa tradição e aponta para o futuro, confiando Portugal a Maria, Senhora de Fátima, pois nela encontrará o caminho que conduz até Deus”, conclui o reitor.

A próxima edição do Semanário ECCLESIA vai ser dedicada às várias etapas da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima às 21 dioceses portuguesas.

OC

Nenhum comentário:

Postar um comentário