Mons. Gallagher disse que suspende a viagem “por razões que não dependem da Santa Sé”
“Por razões que não dependem da Santa Sé, S.E. Mons. Paul Richard Gallagher, secretário para as Relações com os Estados da Santa Sé, viu-se forçado a cancelar sua viagem à Venezuela prevista para os dias 24-29 de maio”.
No site oficial da diocese de San Cristóbal foi publicado um comunicado no qual esclarece que o motivo da viagem era “para a ordenação episcopal de S.E. Mons. Francisco Escalante, sacerdote venezuelano da diocese de San Cristóbal, nomeado pelo Santo Padre novo Núncio Apostólico na República do Congo”.
Cai por terra a esperança de que o ‘ministro das Relações Exteriores’ da Santa Sé possa mediar entre o governo e a oposição, e abrir um diálogo na tensa situação existente no país.
O líder da oposição Henrique Capriles disse ontem que a chegada de Mons. Gallagher era para apoiar o referendo contra o presidente Maduro, quando na verdade a visita do prelado era por uma ordenação religiosa e não diplomática, embora pudesse ter favorecido o diálogo
Assim, Mons Paul Richard Gallagher será substituído na cerimônia religiosa pelo núncio apostólico, Aldo Giordano.
“A ordenação – conclui o comunicado – acontecerá no Seminário Diocesano de San Cristobal, no próximo sábado 28 de maio, às dez horas. Espera-se a assistência de vários bispos e de vários sacerdotes e fieis”.
O Papa Francisco enviou no começo de maio uma carta pessoa ao presidente Maduro, cujo conteúdo não foi divulgado. E nas várias oportunidades convidou os líderes do país ao diálogo e respeito recíproco. Zenit
Nenhum comentário:
Postar um comentário