Agência Ecclesia 07 de Maio de 2016, às 08:20
Iniciativa do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil decorre entre sábado e domingo
Lisboa, 07 mai 2016 (Ecclesia) – O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) da Igreja Católica vai promover entre hoje e amanhã o ‘Fátima Jovem’ 2016, este ano centrado numa reflexão sobre a identidade e a “felicidade”.
“Quem eu sou, onde é que Deus me chama, qual o caminho da minha felicidade e concretamente qual é o meu papel e a minha missão na construção do mundo”, é segundo o padre Eduardo Novo, diretor do DNPJ, um enfoque que vai ajudar à reflexão na peregrinação nacional dos jovens católicos.
À Agência ECCLESIA, o sacerdote explica que o Fátima Jovem procura “incentivar, como que convidar interiormente” cada participante a fazer uma peregrinação.
A iniciativa, com o tema ‘Maria, mãe da misericórdia’, parte do lema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2016 – ‘Felizes os Misericordiosos porque alcançaram misericórdia’, que vai decorrer em julho, na Polónia.
“[No Santuário de Fátima] Somos um povo para voltarmos a ser esse povo em missão nas nossas comunidades concretas”, assinala o padre Eduardo Novo.
Do programa para este sábado e domingo, o diretor do DNPJ destaca “a importância e a sensibilidade” da formação e um compromisso em sentido de missão, desafiando cada jovem a “assumir a sua identidade como cristão”.
Em pleno Jubileu da Misericórdia, a partir das 14h00 são propostos diversos ateliês intitulados ‘Testemunhos vivos de Misericórdia’ onde os jovens vão conhecer a aplicação prática e real das 14 Obras de Misericórdia, sete corporais e sete espirituais, em diferentes casas religiosas nas imediações do Santuário mariano da Cova da Iria.
“Ninguém é indiferente à paz, à justiça, à verdade e ao bem comum. De que forma, nós jovens, queremos ajudar a construir este mundo, como posso testemunha-lo. São testemunhos vivos, práticos e concretos de todas as Obras de Misericórdia”, desenvolveu o padre Eduardo Novo.
O DNPJ vai ainda apresentar a versão portuguesa do hino da JMJ, a fim de “ajudar a concentrar na reflexão” da sua mensagem.
O programa do ‘Fátima Jovem’ 2016 inclui a oração do Terço e procissão das velas na Capelinha das Aparições, às 21h30, de onde os participantes partem em peregrinação para passar na Porta Santa da Basílica da Santíssima Trindade, participante na vigília de oração às 23h15, com momentos de oração, confissão e reflexão.
HM/CB
Nenhum comentário:
Postar um comentário