domingo, 1 de maio de 2016

Tia do ônibus

Michelly Barros Andrade Sousa*
Foto do perfil de Michelly Barros
Secretária escolar a mais de trinta anos na mesma escola, amada e odiada pela comunidade, sempre pega o mesmo ônibus, conhecida pelo motorista e pelos passageiros habituais. Sexta-feira depois de cumprir a jornada de trabalho fora resolver alguma coisa no centro quando na altura do BNB da Santos Dumont dois jovens entram no coletivo:

- Vão passando tudo, bora, bora!  Continua a dirigir motorista!– Um fica escorando o motorista e o outro vai recolher os pertences dos pobres passageiros.
Cansada, meio desorientada,em vez de passar a bolsa que vinha com o salário do mês, a secretária tira os óculos escuros e vê o assaltante de arma em punho, “a criança de dezoito anos incompletos”, exclamar:
- Sujou! Sujou, Fernando! É a tia Conceição!
Imediatamente o outro solta o motorista, manda-o parar o veículo, e os dois saem como se nada estivesse acontecendo. Perplexo, o motorista pergunta:
- A senhora conhece aqueles dois? – Suando frio, com os nervos em frangalhos.
- Acho que foram alunos da escola onde trabalho. É tanta gente que me conhece.
Inconformado por não ter sido reconhecido um dos dois entra novamente no ônibus:
- Tia, a senhora não tá me conhecendo não?! Sou eu, o Alan! Estudei lá na escola bem uns três anos, a senhora brigava era muito comigo! Tá lembrando não?!
Forçando pela memória ela se lembra de um menino mirrado, desobediente, que vivia saindo da sala de aula, mas que parecia gostar dela:
- Ah! Lembrei! Mas você cresceu muito, rapaz! Tá bonito!
Satisfeito, o jovem manda um beijo para ela, para o motorista, para os passageiros atônitos e sai novamente, não sem antes dizer: “Pode ir, motorista. Valeu!” Dessa vez o motorista dá a partida e agradece à ilustre passageira:
- Obrigada, tia! A senhora salvou a vida de um pai de família. Obrigado mesmo.
E ela fica a pensar: E aqueles dois? Quem é que vai salvar?
*Química, professora das redes estadual e municipal de Fortaleza e integra a Academia Metropolitana de Fortaleza ( AMLEF), cadeira número 15

***

MIBAAS – 19-07-15

Nenhum comentário:

Postar um comentário