Agência Ecclesia 25 de Junho de 2016, às 10:31
(Lusa)
Padre Carlos Cabecinhas defende necessidade de «repensar» caminho seguido
Fátima, Santarém, 25 jun 2016 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima disse hoje que a decisão do Reino Unido de sair da União Europeia representa uma “prova de fogo” que deve levar a “repensar” os “moldes” em que o projeto comunitário tem sido construído.
“Este caminho de unidade, de construção europeia, aparece, pelo menos em termos teóricos, como uma necessidade, um caminho correto, mas a decisão dos britânicos é uma prova de fogo para a própria Europa, para a construção europeia”, observou o padre Carlos Cabecinhas, em declarações à Agência ECCLESIA.
O responsável observou que o chamado ‘Brexit’ é uma decisão que tem de ser “respeitada como expressão de uma vontade popular, uma vontade soberana”.
“Por outro lado, é uma decisão que nos deixa alguma preocupação: no fundo, foi abrir uma caixa de pandora e nós não sabemos ainda que surpresas nos reserva esta decisão”, admite
A União Europeia, sublinha o padre Carlos Cabecinhas, tem “necessariamente de ser solidária” e responder “por valores cristãos, por valores fundamentais que estão na sua base” e configuram a “construção desta comunidade enorme de países”.
Os eleitores decidiram que o Reino Unido vai sair da União Europeia, depois de o 'Brexit' ter conquistado 51,9 por cento dos votos no referendo de quinta-feira, cuja taxa de participação foi de 72,2%.
O reitor do Santuário de Fátima apela à “tranquilidade possível” pelos futuros desenvolvimentos desta situação.
HM/OC
Nenhum comentário:
Postar um comentário