sexta-feira, 10 de junho de 2016

De pai e mãe

A Operação Lava Jato deveria provocar um sentimento de justiça e esperança.
O silêncio das buzinas, panelas e vuvuzelas é causado pela vergonha, mas o PT se engana.
O silêncio das buzinas, panelas e vuvuzelas é causado pela vergonha, mas o PT se engana.

Por Max Velati*

Os petistas andam celebrando nas redes sociais a ausência de panelaços e buzinaços diante dos recentes pedidos de prisão dos dinossauros do PMDB. Além disso, os ministros do atual governo estão sendo abatidos como numa disputa de tiro ao prato e sobre isso também não se ouviu uma solitária frigideira ou uma única vuvuzela. Com ar de deboche os petistas andam sugerindo que tanto silêncio é por causa de um grande sentimento de vergonha e eles têm toda razão.

O que este quadro de abatimento mostra é que não estamos mais diante de uma disputa partidária, mas esta é uma realidade que os políticos não são capazes de enxergar. Para eles existe de fato uma disputa e esta guerra é travada por falanges, grupos de apadrinhados liderados por seus respectivos padrinhos e nestes combates não há uma gota de ideologia ou qualquer bandeira partidária. Para o resto de nós, pobre povo brasileiro, a realidade não é a guerra, mas o Grande Impasse, o Brasil estagnado e sofrendo as mesmas maldições sob qualquer governo.

Para conduzir o país a partir deste ponto seria preciso uma liderança competente, ética e inspiradora. O governo atual falha miseravelmente nestas três condições. O governo anterior também ficava devendo, sem trocadilho. Mesmo com a equipe econômica atual, tão respeitável, não é possível avançar. De que vale uma pequena nau de sensatos cercada de oceanos de interesses e privilégios tão velhos e arraigados quanto os próprios oceanos?

Não estou admirado em saber que uma pesquisa recente da Confederação Nacional dos Transportes indica que para a maioria dos brasileiros não há diferença entre o Governo Dilma e o Governo Temer. Não existem mesmo diferenças entre governos que indicam para ministro qualquer político suspeito de corrupção. Corrupção é corrupção seja o slogan Pátria Educadora ou Ordem e Progresso. Na prática, para nós, pobre povo brasileiro, não há diferença entre estelionato eleitoral e golpe branco. Nos dois casos significa que não teremos a competência, a ética e a inspiração que precisamos.

A Operação Lava Jato deveria provocar um sentimento de justiça e esperança e penso que por algum tempo foi este o efeito. Mas diante do volume, das cifras roubadas, dos personagens que surgiram neste desfile grotesco, ficou a desesperança. A Lava Jato nos mostrou que nossos líderes, estas caricaturas mal feitas de estadistas de republiqueta, fizeram do roubo uma política de negócios e só conseguiram isso porque obtiveram a nossa permissão. Não podemos esperar que a Polícia Federal nos salve de nós mesmos. Os bravos agentes e procuradores já fizeram muito e não podem fazer tudo.

O silêncio das buzinas, panelas e vuvuzelas é causado pela vergonha, mas o PT se engana ao pensar que se trata de um abatimento relacionado a este golpe ou ao golpe anterior. Esta apatia, este embaraço, este sentimento de povo humilhado é mais amplo e mais profundo do que as mazelas recentes. Estou falando do Grande Cansaço Nacional, o silêncio amargo de quem descobre que foi traído por todos os governos, o silêncio do otário enganado diariamente por décadas, o silêncio engasgado do órfão de pai e mãe que não tem a quem recorrer.

*Max Velati trabalhou muitos anos em Publicidade, Jornalismo e publicou sob pseudônimos uma dezena de livros sobre Filosofia e História para o público juvenil. Atualmente, além da literatura é também chargista de Economia da Folha de S. Paulo. Publica no Dom Total toda sexta feira.

domtotal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário