Agência Ecclesia 14 de Junho de 2016, às 10:51
DR
Em comunicado os responsáveis católicos recordam o «compromisso» do futebol a favor do desportivismo e da solidariedade
Paris, 14 jun 2016 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Francesa emitiu um comunicado a propósito do Europeu de Futebol que está a decorrer no seu país, para apelar a uma competição "pacifica" e baseada e na “solidariedade” entre as equipas e seus apoiantes.
Numa nota publicada através da internet, os bispos gauleses realçam que o Campeonato da Europa tem na sua base “um compromisso significativo para com a fomentação do desportivismo” entre todos os países e da “comunhão que a sociedade tanto precisa”.
Dirigindo-se aos adeptos, os responsáveis católicos desafiam todos a rejeitarem a violência e a primarem pelo “fair-play”, vivendo cada jogo em espirito de “fraternidade”.
Aos jogadores, os bispos pedem que “deem o exemplo”, evitando qualquer tipo de “agressão física” dentro do relvado.
“Um bom Campeonato da Europa será um campeonato sem cartões vermelhos”, frisam os prelados.
Desde que a competição arrancou, no dia 10 de junho, já se registaram diversos confrontos entre adeptos.
Os mais graves envolveram centenas de apoiantes de Inglaterra e da Rússia em Marselha e resultaram em pelo menos um ferido grave, um adepto britânico de 50 anos que está atualmente entre a vida e a morte.
Portugal começa hoje a disputar a fase de grupos do Europeu, no estádio Geoffroy Guichard, em Saint-Etienne, num jogo contra a seleção da Islândia com início marcado para as 20h00.
No grupo da seleção das quinas estão ainda as equipas da Hungria e da Áustria.
JCP
Nenhum comentário:
Postar um comentário