sexta-feira, 17 de junho de 2016

Fátima: Presidente da República vai participar no encerramento do centenário das Aparições

Agência Ecclesia 17 de Junho de 2016, às 17:52
Foto www.presidencia.pt       
Foto www.presidencia.pt
Marcelo Rebelo de Sousa aceitou o convite do Santuário para o concerto de estreia das peças de James MacMillan e Eurico Carrapatoso, no dia 13 de outubro de 2017

Fátima, Santarém 17 jun 2016 (Ecclesia) – O presidente da república aceitou hoje o convite do Santuário de Fátima para estar presente no concerto de encerramento das celebrações do centenário das Aparições, no dia 13 de outubro de 2017.

De acordo com a Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, Marcelo Rebelo de Sousa foi convidado pelo reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, para o concerto estreia das peças de James MacMillan e Eurico Carrapatoso, interpretadas pelo Coro e Orquestra Gulbenkian, dirigidos pela maestrina Joana Carneiro, que “prontamente aceitou”.

O presidente da República esteve hoje em Fátima para participar na 35ª Peregrinação Militar Nacional ao Santuário de Fátima, nomeadamente na Missa na Basílica da Santíssima Trindade, presidida por D. Manuel Linda, bispo da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança, a que se seguiu um encontro e almoço com o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto e a equipa reitoral do Santuário.

“A presença do Presidente da República enquanto Comandante Supremo das Forças Armadas vem reconhecer uma tradição muito importante e muito simbólica e eu quis associar-me a esta tradição que representa a unidade de todas as Forças Armadas”, disse na ocasião Marcelo Rebelo de Sousa à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima.

De acordo com as declarações publicadas na página da internet do Santuário de Fátima, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que “o cidadão Marcelo Rebelo de Sousa foi peregrino de Fátima desde a mais tenra infância” e a “sua vivência da fé passou por Fátima”.

O presidente da República disse também que “não pode ignorar o significado que tem hoje, na vida de muitos portuguesas e portuguesas, a sua fé e dessa fé passar por Fátima”.

Referindo-se a Fátima e à relevância que tem para Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa fez a distinção entre o “cidadão” e o “presidente”, acrescentando que “a conjugação destas duas realidades faz com que a pessoa não deixe de ser a pessoa e o presidente tenha presente a pessoa mas ao mesmo tempo o cargo que exerce e o significado que, em função do cargo que exerce, tem o ser-se católico e o que significa Fátima na vida de muitos concidadãos”.

O chefe de Estado referiu-se também à visita do Papa Francisco ao Santuário de Fátima, projetada para maio de 2017, considerando que é “um passo importante para a projeção universal de Fátima que prestigia o povo português e Portugal”

“Será a primeira vez que virá um Papa não europeu” à Cova da Iria, disse Marcelo Rebelo de Sousa à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima.

PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário