Agência Ecclesia 24 de Junho de 2016, às 11:24
Percurso multimédia «A Luz do Anjo» conta história das aparições com ajuda das novas tecnologias, nos Valinhos e Aljustrel
Fátima, Santarém, 24 jun 2016 (Ecclesia) - O Santuário de Fátima vai promover entre hoje e domingo, nos Valinhos e Aljustrel, o percurso multimédia ‘A Luz do Anjo’, que conta a forma como os pastorinhos viveram espiritualmente as aparições na Cova da Iria.
A iniciativa parte da celebração do centenário das aparições do Anjo aos pastorinhos (1916), como refere o reitor do Santuário de Fátima.
“As aparições do Anjo são um autêntico ‘pórtico’ que franqueia a entrada no acontecimento de Fátima e na sua mensagem, propondo explícita ou implicitamente as suas mais importantes dimensões”, assinala o padre Carlos Cabecinhas, numa nota de apresentação do evento.
A experiência multimédia, da autoria do ateliê Ocubo, propõe um itinerário de luz e cor nalguns dos lugares mais conhecidos da região envolvente do Santuário de Fátima.
Três crianças dão voz a Francisco, Jacinta e Lúcia, partindo dos relatos feitos por esta última vidente, nas suas "Memórias" e nas transcrições dos interrogatórios aos pastorinhos, em 1917.
O percurso multimédia é composto por projeções de ‘video mapping’ nas fachadas das casas dos Videntes, nos locais das três aparições do Anjo – Poço do Arneiro e Loca do Cabeço – e no monumento dos Valinhos.
Ao longo do itinerário proposta a partir de hoje há um trabalho de “design de luz” adaptado à natureza que envolve os locais das projeções.
"O Santuário de Fátima pretende valorizar a passagem de 100 anos sobre o ano em que a irmã Lúcia coloca as aparições do anjo, que é um episódio muito importante em toda a narrativa que constitui Fátima,", disse aos jornalistas Marco Daniel Duarte, diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário.
Na apresentação do evento à imprensa, esta quinta-feira à noite, o responsável elogiou a “abordagem intimista e sensorial" proposta para ligar a mensagem das aparições ao “património natural" dos locais envolventes.
"Esta viagem no tempo ajuda-nos a colocar-nos nessa aldeia (Aljustrel) e a mostrar como a mensagem de Fátima continua muito atual. Aquilo que o santuário procura fazer é valorizar este património", realçou Marco Daniel Duarte.
O percurso com cerca de um quilómetro de distância é exibido a pequenos grupos, que se vão suceder junto aos vários locais, sempre depois 21h30.
Este evento, que contou com a assessoria de conteúdos do Santuário de Fátima, integra o programa cultural do Simpósio Teológico-Pastoral que se realiza no Centro Pastoral de Paulo VI, também entre os dias 24 e 26 de junho.
OC
Nenhum comentário:
Postar um comentário