terça-feira, 21 de junho de 2016

Guarda: Peregrinos subiram a Serra da Estrela até ao Santuário de Nossa Senhora do Ar

Agência Ecclesia 20 de Junho de 2016, às 18:16 
       
A beleza estética deste lugar desperta os cristãos para "realidades mais profundas

Seia, Guarda, 20 jun 2016 (Ecclesia) – O arciprestado de Seia peregrinou, este sábado, ao ponto mais alto de Portugal continental, Serra da Estrela, Santuário de Nossa Senhora do Ar, para celebrar o Jubileu da Misericórdia.

“Toda a beleza estética deste lugar desperta os cristãos para realidades mais profundas” disse à Agência ECCLESIA o padre António Carlos, das paróquias da zona da Serra da Estrela.

Os peregrinos fizeram uma caminhada pelos trilhos da Serra da Estrela que contou com a presença do bispo da Guarda, D. Manuel Felício, e pararam “algumas vezes para absorver a paisagem e fazer o louvor matinal”, referiu o padre António Carlos.

“Pequenos momentos que são mágicos” porque “ajudam os peregrinos a sentirem-se bem”, sublinhou.

A peregrinação é um ato físico, mas remete para outra dimensão “ mais pessoal e existencial” referiu D. Manuel Felício, bispo da Guarda.

O Santuário de Nossa Senhora do Ar, que outrora pertencia à Força Aérea Portuguesa, está situado junto à torre, mesmo no cimo da Serra de Estrela.

Na homilia, D. Manuel Felício disse que a Diocese da Guarda pretendia revitalizar este santuário e estão programadas celebrações, no último domingo de cada mês, até ao encerramento do Jubileu da Misericórdia (20 de novembro de 2016).

“Este espaço tem muitas potencialidades e, especialmente, no verão as pessoas podem ter aqui um espaço de acolhimento”.

No final da celebração, os presentes lançaram balões para o céu como “sinal de festa” e “forma de quererem subir mais alto”, finalizou.

LFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário