quinta-feira, 30 de junho de 2016

Igreja \ África Togo: Plenária dos bispos debate formação de seminaristas e família


A actividade dos seminários diocesanos e a implementação da Exortação Apostólica pós-sinodal do Papa Francisco "Amoris Laetitia sobre o amor na família" foram os temas marcantes da Assembleia Ordinária da Conferência Episcopal do Togo (CET), realizada em Lomé nos passados dias 14 a 17 Junho. No final dos trabalhos, os bispos emitiram uma breve nota sobre o encontro.
Discernimento e acompanhamento para os seminaristas
"Ouvimos atentamente e em comunhão entre nós – lê-se no texto – as actividades, as alegrias e as dificuldades dos nossos três seminários inter-diocesanos". Quanto à formação dos seminaristas, foi reafirmada a importância da "simplicidade do estilo de vida e de linguagem", para garantir aos próprios formadores uma adequada preparação "doutrinal, moral e espiritual". Muito importantes também as questões relativas "ao discernimento vocacional e acompanhamento dos jovens que se preparam para entrar no seminário”.
Formação permanente para os sacerdotes
Daí que a CET recorda  o Jubileu dos sacerdotes, realizado em Roma, na presença do Papa Francisco, de 1 a 3 de junho, e o convite para participar no encontro internacional dos sacerdotes que se vai realizar em Lourdes, França, nos dias 4 e 5 de Julho, sob o tema "O sacerdote, homem de misericórdia". A Igreja de Lomé sublinhou igualmente a importância da formação permanente para todos os sacerdotes.
Preparação adequada ao matrimónio
Portanto, reflectindo sobre a Amoris Laetitia, a CET destacou que "é uma proposta às famílias cristãs, uma proposta que as encoraja a valorizar o dom do matrimónio e  a manter firme o amor, baseado em valores fortes" e exortando a todos a "ser um sinal de misericórdia e proximidade, sobretudo nos casos em que a família não vive em paz e alegria". "Amoris Laetitia - continua o comunicado – é também  uma graça, no âmbito do Ano Jubilar da misericórdia". Os bispos também ressaltaram a importância da preparação para o matrimónio, encorajando as dioceses a formarem pessoal capaz de fornecer apoio adequado aos noivos, baseando-se na pastoral familiar e no conhecimento do direito canónico.
Implementação do Motu próprio Mitis iudex
Nesta óptica, a CET tem planos de endereçar uma mensagem a todos os bispos africanos, durante a Assembleia Plenária do SECAM (Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagáscar), a ser realizada em Luanda, Angola, no próximo mês de julho , precisamente sobre o tema da família. O objectivo do documento será de "encorajar os Estados a defender e apoiar os valores humanos e da família". A CET também iniciou a instituição de um Tribunal eclesiástico inter-diocesano para seguir as causas de nulidade matrimonial, conforme determinado pelo Motu próprio "Mitis iudex" do Papa Francisco.
Cristãos colaborem na construção do bem comum do País
Uma ulterior reflexão foi feita sobre a independência do país, cujo aniversário foi celebrado no passado dia 6 de Maio. Para esta ocasião, os bispos evocaram o que está escrito na sua Carta pastoral centrada no tema "Ser responsáveis na justiça e na verdade", exortando a comunidade cristã togolesa a promover o bem comum e cuidar do "progresso civil e moral da nação”.
Diálogo inter-religioso para relançar a paz
Entre os outros temas discutidos pela Plenária, está também o diálogo inter-religioso: em particular, os bispos destacaram a necessidade da colaboração entre as diferentes religiões na busca da paz, “dado o contexto internacional caracterizado pela violência". Finalmente, após a experiência vivida pelos bispos do Togo presentes no Congresso Eucarístico Internacional realizado em Cebu, nas Filipinas, no passado mês de janeiro, a CET decidiu "dar aos fiéis do País a oportunidade de descobrir e viver melhor a graça da Eucaristia por ocasião da Festa do Corpo de Deus, que em 2017 será celebrada no dia 18 de junho” (BS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário