domtotal.com
Banda de rock foi alvo processo que reclamava milhões de dólares por suposto plágio.
A canção 'Taurus', da banda Spirit foi lançada em 1967, dois anos antes de "Stairway to Heaven". Júri negou plágio.
Um júri de Los Angeles ditou nessa quinta-feira que a célebre canção do Led Zeppelin, "Stairway to Heaven", não foi um plágio de um tema instrumental do grupo californiano Spirit. A mítica balada de "Led Zep'", um dos grupos lendários da história do rock, foi alvo de um processo há dois anos pelo administrador do inventário do guitarrista do Spirit, Randy Califórnia, que reclamava milhões de dólares por perdas e danos.
Page e Plant foram processados por supostamente terem copiado a mítica e melancólica melodia de guitarra que abre "Stairway to Heaven" de "Taurus", uma música de Spirit, desaparecida banda de rock psicodélico de Los Angeles, feita três anos antes da composição de Led Zeppelin.
Segundo o júri composto por quatro homens e quatro mulheres, que começou a deliberar na quarta-feira, o cantor Robert Plant e o guitarrista Jimmy Page evidentemente tiveram acesso à canção "Taurus", mas Michael Skidmore não conseguiu provar que elementos próprios da música são "intrinsecamente similares" a "Stairway do Heaven".
Robert Plant, o vocalista do grupo britânico, declarou na terça-feira diante da justiça americana que escreveu a música décadas atrás em um campo na Inglaterra. "Nessa noite em particular me sentei com Jimmy perto do fogo, e tinha esse primeiro verso que encaixava com o que estava tocando", afirmou, ao mesmo tempo em que evocava a letra da famosa canção, e destacou as reminiscências celtas e as referências do ar pastoral da velha Inglaterra, que podem ser encontradas na música.
Page declarou na semana passada que sua progressão de acordes tinha mais em comum com "Chim Chim Cher-ee", do musical Mary Poppins, de 1964, do que com qualquer outra coisa. O ex-baixista do Led Zeppelin, John Paul Jones, também rejeitou as acusações contra seus ex-companheiros de grupo. Jones recordou ter escutado o que depois se tornou "Stairway to Heaven" em Headley Grange e que ele e Page trabalharam nos primeiros arranjos da canção.
O especialista musical Lawrence Ferrara, da Universidade de Nova York, atestou que as mesmas semelhanças que podem ser encontradas em "Stairway to Heaven" e "Taurus" poderiam ser achadas em composições escritas por muitos músicos nos últimos 300 anos. "Não existem similaridades relevantes" entre ambas músicas, sustentou.
Led Zeppelin, integrado por Plant, Page, Jones e o baterista John Bonham, falecido em 1980, abriu um show de Spirit em 26 de dezembro de 1968, na cidade de Denver (Colorado), em sua primeira apresentação nos Estados Unidos.
No entanto, os três sobreviventes do grupo levaram ao tribunal uma declaração em que afirmam nunca terem mantido relações substanciais com Spirit, e nem terem escutado "Taurus", escrita em 1967, antes da composição de "Stairway to Heaven", entre dezembro de 1970 e janeiro de 1971.
O processo, apresentado há dois anos por Michael Skidmore, gestor do patrimônio e amigo de Randy Califórnia, buscava obter ressarcimento por danos e prejuízos e que reconhecessem o músico de Spirit como autor da "maior canção de rock".
A acusação destacou que outras 16 canções de Led Zeppelin foram objetos de brigas, várias delas concluídas com acordos que incluíram reconhecimentos e compensações financeiras por parte do grupo. Entre as músicas questionadas estavam os hits "Whole Lotta Love" e "Babe I'm Gonna Leave You".
Randy Califórnia, o guitarrista de Spirit que escreveu "Taurus", afirmou durante muito tempo que deveria ter recebido algum crédito por "Stairway to Heaven", mas nunca processou Led Zeppelin. O músico morreu afogado no Havaí em 1997.
AFP
Nenhum comentário:
Postar um comentário