Agência Ecclesia 05 de Julho de 2016, às 14:11
Fatima.pt
Iniciativa decorre no primeiro sábado de cada mês
Fátima, Santarém, 05 jul 2016 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima criou um programa adaptado para as crianças, com momentos de oração, formação e convívio, para que elas participem no programa oficial do primeiro sábado de cada mês, ao longo do ano.
“Através de dinâmicas diversas, que procuram uma linguagem clara e objetiva, elas são levadas a descobrir Jesus na Palavra, nos sacramentos e desafiadas a percorrerem os mesmos caminhos que os pastorinhos percorreram pelas mãos de Nossa Senhora, transformando pequenos gestos quotidianos em grandes sinais do amor de Deus”, explicou a mestra de noviças da congregação da Aliança de Santa Maria, que dinamiza a atividade.
Segundo a irmã Marta Mendes os primeiros sábados, “de forma simples e cândida”, abrem aos mais pequenos a “vivência evangélica e sacramental” no concreto das suas vidas, divulgou hoje o Santuário de Fátima no seu sítio na internet.
O programa criado para as crianças começa ao mesmo tempo que o programa geral de celebração desse dia com a recitação do terço na Capelinha das Aparições, a partir das 14h00.
Uma hora depois as crianças reúnem-se “junto à porta principal da Basílica da Santíssima Trindade” e são convidadas a assistir a uma “breve catequese” sobre a mensagem de Fátima, numa das salas anexas à basílica.
Segundo a irmã Marta Mendes, a mensagem e Fátima é de “alegria e simplicidade” capaz de “cativar a ingenuidade que caracteriza o coração das crianças”.
Depois da catequese seguem-se 15 minutos de meditação sobre um dos vinte mistérios do Rosário, com recurso a diversas dinâmicas que possibilitem às crianças a “interação com a Palavra de Deus e um compromisso” que as leve a “concretizar na sua vida aquilo que abordaram acerca da vida de Jesus”.
O programa inclui ainda um momento para a celebração do sacramento da Reconciliação e depois as crianças são convidadas para “um pequeno lanche-convívio” disponibilizado pelo Santuário com o qual termina o encontro.
CB
Nenhum comentário:
Postar um comentário