segunda-feira, 18 de julho de 2016

Foguete da SpaceX decola e leva 2 toneladas de suprimentos ao espaço

Falcon 9 tem tamanho equivalente a 23 andares de um prédio.
Pela primeira vez, nave decolou carregando um sequenciador de DNA.
Da Reuters
Suprimentos e equipamentos foram instalados dentro de uma cápsula (Foto: Bruce Weaver/AFP Photo/AFP)
 Suprimentos e equipamentos foram instalados dentro de uma cápsula (Foto: Bruce Weaver/AFP Photo/AFP)
S
Um foguete da SpaceX decolou nesta segunda-feira (18), na Flórida, para levar equipamentos e mantimentos para a Estação Espacial Internacional (ISS). Depois, a nave deve retornar à Terra e pousar na área de lançamento.
O foguete Falcon 9 tem o tamanho equivalente a 23 andares de um prédio. Ele foi construído e operado pela agência Space Exploration Technologies, do bilionário Elon Musk, e decolou com uma carga de cerca de 2 toneladas de suprimentos e equipamentos. A nave também transportará um sequenciador de DNA em miniatura, o primeiro aparelho do tipo a ir ao espaço.
saiba mais
SpaceX envia cápsula à Estação Espacial e pousa foguete no mar
Os suprimentos e equipamentos foram instalados dentro de uma cápsula, chamada de Dragon, instalada no topo do foguete. Dentro dela, está um anel de 2,4 metros de diâmetro que será usado para permitir que naves comerciais transportem astronautas para a estação.
Desde que a Nasa aposentou sua frota de ônibus espaciais há cinco anos, os EUA têm dependido da Rússia para transportar astronautas para a estação, ao custo de mais de US$ 70 milhões por pessoa.
Depois que a nave Dragon começou a jornada de dois dias para a ISS, a parte principal do foguete Falcon 9 se separou e retornou à superfície, pousando a alguns quilômetros de distância do local de lançamento - com isso, a SpaceX obteve sucesso em pousar o foguete duas vezes em terra e uma vez em uma plataforma no oceano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário