domingo, 17 de julho de 2016

Morre Alan Vega, vocalista do Suicide e pioneiro do punk nos EUA

Artista faleceu aos 78 anos, enquanto dormia, de acordo com Henry Rollins.
Vega foi influenciado por Elvis Presley.
Da EFE

Vega morreu aos 78 anos. Na imagem, ele se apresentava no dia 5 de março de 2004, na França. (Foto: Frank Perry)
 Vega morreu aos 78 anos. Na imagem, ele se apresentava no dia 5 de março de 2004, na França. (Foto: Frank Perry)


O vocalista Alan Vega, do grupo Suicide, considerado um dos personagens mais influentes da história do rock e um dos pioneiros do punk, morreu aos 78 anos, enquanto dormia, informou neste domingo (17) o músico Henry Rollins.
saiba mais
Carta de Paul McCartney a Prince é vendida por US$ 15 mil em leilão
Vega foi muito influenciado por Elvis Presley e seu rockabilly, embora tenha caracterizado seu estilo musical com o uso de instrumentos eletrônicos e sintetizadores.
Rollins informou em seu site oficial sobre a morte do amigo e incluiu um comunicado aprovado pela família de Vega, no qual se afirma que ele morreu "tranquilamente" enquanto dormia. "Não era só um criador implacável, um escritor e músico até o fim, mas era surpreendentemente único. Um artista por excelência em todos os níveis imagináveis", diz a nota.
Nascido em 1938, no Brooklyn (Nova York, Estados Unidos), Vega começou sua trajetória como artista plástico. Suas pioneiras esculturas o deram notoriedade.
A cidade onde nasceu foi palco para seu plano seguinte, o "Project of Living Artists", um espaço no qual Vega desenvolvia seu lado artístico e experimentava a música eletrônica. Pelo local passaram grupos pioneiros do "pré-punk" nova-iorquino, como o New York Dolls, Television e Blondie.
Um dos músicos que foram atraídos pelo projeto de Vega foi o instrumentista Martin Rev, com quem ele posteriormente formou o Suicides, de grande influência na cena americana nos anos 70, junto com outros pioneiros do Punk, como Ramones, Patti Smith e Talking Heads.
O primeiro trabalho do Suicides, que levava o nome do grupo, foi publicado em 1977, e incluía a música "Ghost Riders", uma das mais famosas da carreira de Vega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário