BATURITÉ - CEARÁ
Em fevereiro de 1922,os jesuítas decidiram abrir aqui uma escola apostólica, ou seja um seminário menor, para formação dos seus padres e irmãos. A família do Comendador Ananias Arruda, foi quem doou uma parte do Sitio Olho D’Agua ao Pe. Antônio de Oliveira Pinto. A construção levou mais de 10 anos.
Para o arrojado projeto da Escola Apostólica, o Padre Antônio de Oliveira Pinto contratou um renomado engenheiro de São Paulo que projetou sua construção numa área de terra de 110 metros de frente por 78 de fundos.
No dia 3 de dezembro do mesmo ano, foi benta a Pedra Fundamental por Dom Manuel da Silva Gomes, Arcebispo de Fortaleza na presença do Ministro da Viação, do Presidente do Estado, do Representante da Inspetoria de Secas, do representante da Rede de Viação Cearense, de jornalistas, religiosos e grande massa popular.
Em 15 de agosto de 1927, concluída a parte lateral do prédio, foi a Escola Apostólica dos Padres Jesuítas de Baturité, solenemente inaugurada, com a benção de suas dependências pelo Arcebispo de Fortaleza, Dom Manuel da Silva Gomes, e uma missa campal com a participação de um grande número de pessoas. ( Autor : Ana Margarida Arruda Rosemberg, sobrinha de Ananias Arruda)
Nenhum comentário:
Postar um comentário