sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Dom Helder vira ‘ginásio’ de Pokémon Go em BH

Jogo de realidade aumentada virou febre, com imagens virtuais no mundo real.
À esquerda, pokémon é visto na redação do DomTotal. Ao lado, indicação do Gym na Dom Helder.
À esquerda, pokémon é visto na redação do DomTotal. Ao lado, indicação do Gym na Dom Helder.

Por Thiago Ventura
Disponível no Brasil desde o último dia 03, o jogo para smartphones Pokémon Go já virou febre no país. O game permite capturar criaturas virtuais, os pokémons, e disputar lutas em ambientes reais. Para jogar, o usuário precisa se movimentar por pontos pré-determinados. Em Belo Horizonte, um desses lugares é justamente a Dom Helder Escola de Direito. Autoridades, contudo, pedem atenção no uso do jogo para evitar acidentes.

O Pokémon Go utiliza a tecnologia de realidade aumentada, através do sistema de localização por satélite (GPS) dos smartphones para acrescentar elementos virtuais às imagens do mundo real, quando estas são focadas pelas câmeras dos celulares. Ao longo do mapa, são traçados pontos de interesse, como os Pokestops, onde os usuários podem ganhar itens para o jogo, como pokébolas, ovos ou incubadoras.

Outros locais de interesse são os ‘Gyms’, ginásios de Pokémons, onde os jogadores podem fazer lutas com outros usuários, conseguir moedas e ganhar experiência no game. A Dom Helder é um desses gyms, denominado pelo aplicativo como ‘Justiça Cega’, para jogadores nível cinco ou superior. Próximo da Escola de Direito, há vários Pokestops. E muitos monstrinhos já foram vistos e capturados na região do Santa Efigênia.

Leia também:
Pokémon: crimes ambientais sob a lógica do jogo
Pokémon Go, a nova arma de Hillary e Trump

A escolha dos pontos é feita pela Niantic, empresa que criou o game. Ela se baseou em dados do Google, que reúne informações sobre milhões de lugares históricos, estátuas, comércios e pontos turísticos.  Esse banco de dados foi adaptado durante três anos em outro jogo lançado pela empresa, o Ingress.

A Niantic cruzou os dados para criar locais, que devem ser ser seguros, acessíveis ao púbico e possuir alguma obra arte, arquitetura ou comércio interessantes. Assim, grafites, estátuas e pontos de grande concentração de pessoas foram escolhidos. A Dom Helder reúne os dois elementos, incluindo a estátua da Justiça, que antes ficava na calçada, em frente à instituição.


Cuidados

Assaltos, furtos, atropelamentos, tiroteio e até um caso de tentativa de estupro são alguns dos crimes reportados nos Estados Unidos contra jogadores do Pokémon Go. O próprio jogo emite um alerta para que não se jogue Pokémon Go enquanto dirige ou em lugares perigosos.

Nas últimas semanas, Austrália e Estados Unidos noticiaram batidas e atropelamentos enquanto os usuários caçavam pokémons. Um deles resultou na morte de uma garota de 22 anos. No Brasil a história se repete. Em Curitiba, no Paraná, um jovem foi atropelado na manhã de quinta-feira (4) enquanto jogava.

No Brasil, autoridades já emitiram alertas, incluindo o Departamento de Trânsito de São Paulo, para evitar acidentes. O órgão vem alertando, também de forma humorada nas redes sociais, sobre os perigos de acidentes de trânsito envolvendo a distração dos jogadores. (Com AFP).

Redação DomTotal

Nenhum comentário:

Postar um comentário