terça-feira, 16 de agosto de 2016

Salmo da Família

domtotal.com
"Que a tua vida seja longa para abraçares os teus netos e bisnetos".
Peçamos pela intercessão da Sagrada Família, que Deus abençoe, proteja e multiplique as famílias.
Peçamos pela intercessão da Sagrada Família, que Deus abençoe, proteja e multiplique as famílias.

Por Dom José Maria Maimone*
O mês de agosto ficou consagrado como o Mês das Vocações. No 2º domingo do mês celebramos o Dia dos Pais e começamos a Semana da Família.

Neste ano estamos nos enriquecendo com as lições maravilhosas dadas pelo Papa Francisco na Exortação pós Sinodal ‘Amoris Laetítia’ sobre o Amor na Família, publicada no último dia 19 de março, que é consagrado a São José o chefe da Sagrada Família.

Apesar de toda a importância da Família é necessário cuidar para que não aconteça que a Semana da Família se prolongue até o 3º domingo que é o dia de refletirmos sobre a vocação à Vida Consagrada a Deus num Congregação Religiosa. Penso até que seria importante repensara a data da Semana da Família de maneira a não prejudicar a celebração vocacional do 3º domingo.

O Salmo 127, de acordo com a tradução do livro “Os Salmos dos Cristãos”, apresenta frases maravilhosas: “Com teu trabalho ganharás o suficiente para viver dignamente. Assim as coisas irão bem e te sentirás feliz” (v 2). 

O trabalho foi dignificado por Cristo que juntamente com seu pai adotivo, São José, trabalhou como carpinteiro por muitos anos. Este versículo indica ainda  uma maneira de viver sem ambições de grandeza e sem consumismo doentio.

“Tua esposa será a companheira fiel na construção de teu lar. Os filhos, fruto do amor conjugal serão muitos e darão muita alegria para a família” (v. 3).

É verdade que as condições financeiras dos nossos dias amedrontam os pais impedindo-os de ter muitos filhos, mas dá saudade de ver as grandes famílias na alegria da fraternidade e na beleza da partilha de vida.

“Que a tua vida seja longa para abraçares os teus netos e bisnetos. A paz de Deus venha sobre nós, o seu povo” (v. 6).

Imaginemos a sociedade e a família no plano de Deus. Famílias formadas no espírito desse salmo resultariam em uma sociedade e um mundo de paz, harmonia, felicidade onde os homens e mulheres viveriam na união com Deus e na concórdia com todo o gênero humano. É certo que isso nos daria a vontade de ter uma longa vida junto à nossa família.

Não haveria mais guerra, não haveria cobiça pelos bens dos outros, nem cúbica à mulher ou ao marido de doutra pessoa.

Peçamos pela intercessão da Sagrada Família, que Deus abençoe, proteja e multiplique as famílias que vivem segundo o seu plano de amor.

CNBB 15-08-2016
*Dom José Maria Maimone: Bispo Emérito de Umuarama (PR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário