sexta-feira, 12 de agosto de 2016

TUDO PRONTO EM BELÉM PARA O XVII CONGRESSO EUCARÍSTICO


Belém (RV) – “Eucaristia e partilha na Amazônia missionária”: ao redor deste tema, cento e cinquenta bispos, quinhentos padres, religiosas, milhares de  leigos estarão reunidos a partir de segunda-feira (15/08) até domingo (21/08) em Belém, no Pará, no XVII Congresso Eucarístico Nacional.  
Com o lema “Eles o reconheceram no partir do Pão”, a intenção é visibilizar em todo o Brasil a força da Eucaristia e da ação missionária na Amazônia, de um povo de fé que testemunha com sua cultura e maneira de ser uma Igreja viva no Norte do Brasil.
O anfitrião, Dom Alberto Taveira Correa, entrevistado pela RV, adianta a programação do encontro e explica o sentido de o Congresso se realizar na Amazônia. Para o arcebispo de Belém, este é um tempo de vitalidade na Igreja, especialmente na Amazônia. Naturalmente, o Congresso prevê um evento especial, um dia inteiro dedicado à Amazônia.
A programação
“Será uma semana inteira de atividades ao redor do tema do Congresso. Nós desejamos que a Amazônia não seja vista apenas como uma área missionada, mas como uma área missionária; temos muito a oferecer. A Igreja na Amazônia, nas suas diversas dioceses e prelazias, tem uma vitalidade missionária muito forte, de grande significação”.
Vitalidade e otimismo
“A Igreja cresceu muito. Tivemos muitos acontecimentos desde 2010, (o último CEN), quando começamos a colocar em prática o Documento de Aparecida. Para nós, este é um tempo de crescimento das dioceses, sensibilidade missionária, melhor organização das dioceses. Então, vemos a Igreja respondendo ás várias necessidades da nossa região e trabalhando para formar ministros, vocações. É um tempo de muito otimismo para nossa vida de Igreja, malgrado todos os problemas importantes e tão graves em nossa região”.
Dia dedicado à Amazônia
“Na sexta-feira, dia 19, teremos uma missa com os representantes de todas as dioceses da Amazônia, presidida pelo legado pontifício, Cardeal Cláudio Hummes, que também é o Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia. Será uma oportunidade muito bonita para manifestarmos nossas realidades, rezarmos juntos. Queremos crescer, como vida de Igreja, como fruto deste Congresso Eucarístico”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário