segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Turmas da noite colam grau na Dom Helder

domtotal.com
Alegria e gratidão marcaram cerimônia solene no último sábado (6).
 
Formatura das turmas da noite da Dom Helder Escola de Direito. Foto (Patrícia Almada / DomTotal)

Em fim de semana da abertura das Olimpíadas, a emoção se fez presente também no auditório da Dom Helder Escola de Direito. No último sábado (6), os formandos das turmas da noite celebraram a colação de grau ao lado de amigos e familiares.

“Nesta noite, que é de alegria e gratidão, agradeço às comissões de formatura, que se dedicaram durante tanto tempo, e à equipe da Escola, que trabalhou para realizar essa bonita comemoração. Formandos: vocês são nossos 'bacharéis olímpicos'. Sabemos do esforço, por vezes heroico, para obter um diploma tão valioso como este. Parabéns!”, afirmou Paulo Stumpf.

Além do reitor, participaram da mesa solene o vice-reitor Estevão D’Ávila Freitas, a pró-reitora de ensino Anacélia Santos Rocha, o pró-reitor de extensão Francisco Haas, a pró-reitora administrativa Cácia Rita Stumpf, o coordenador do curso de Direito Integral e reitor da EMGE Franclim Jorge Sobral de Brito, e a pró-reitora de pesquisa Beatriz Costa.

Também foram chamados os professores homenageados da turma A – Leonardo Rezende Alvim, Fernando Lage Tolentino e Marcelo Santoro Drummond –, e os professores homenageados da turma B – Diógenes Baleeiro Neto, Magno Federici Gomes e Newton Teixeira de Carvalho. O funcionário homenageados por ambas as turmas foi Anderson Rezende, da Biblioteca.

Sonho

Em seu discurso, a oradora Silvana Marques Ferreira trouxe momentos da trajetória acadêmica das turmas e lições marcantes passadas pelos professores. “Chegamos ingênuos achando que era fácil, mas de fácil não tinha nada. Dividimos corredores, elevadores, biblioteca, dividimos as ansiedades das provas (...) Jamais esqueceremos das sucessões com o professor Moises, o Tolentino que passou com muita sabedoria a grandeza do Código de Processo Civil (...) E acreditem, Darth Vader aparece nas aulas fantasiado de Diógenes”, brincou Silva.

A oradora destacou também a alegria em realizar importante sonho e que a caminhada não acaba com a formatura. “Iremos e voltaremos entre livros, pessoas e sentimentos dos mais variados, aqui estão futuros advogados, funcionários públicos, juristas... em algum lugar estaremos envolvidos em meio ao Direito e a Justiça, portanto, acompanhar as mudanças das leis que fundamentam o Direito é trazer a consciência do que representamos frente a uma sociedade que clama por Justiça”, afirmou.

Celebrar a vida

Já o professor Moisés Mileib de Oliveira, paraninfo das turmas, dedicou o seu discurso à celebração da vida. Moisés lembrou que o ser humano é o único animal que tem consciência da finitude da vida, e exatamente por isso não pode desperdiçá-la com uma existência banal e superficial.

“Eu sei que o futuro os inquieta e atormenta, que existem preocupações de ordem profissional e financeira, entretanto lhes digo: não façam do sucesso seu Deus. Mais do que isso, busquem ser importantes – para as pessoas que o cercam, como profissionais, na vida das pessoas, independente da função que exerça. Uma pessoa importante é aquela que fica nos outros”, apontou.

O professor aproveitou ainda para agradecer o convite para ser paraninfo dos formandos e a amizade formada entre eles. De acordo com Moisés, a função de todo educador é possibilitar ao outro as condições necessárias para superação de suas limitações, para a concretização de seus ideais e realização de seus sonhos. “É com esse objetivo que estou aqui”, afirmou.

Homenagens

Após os discursos, a formanda Renata Tunes da Silva prestou homenagem aos pais, e Kelly Fátima Silva Duarte, aos pais ausentes. Coube à Thaís Marçal de Melo proferir o juramento. Em seguida, teve início a entrega dos diplomas. Marcelo Kokke recebeu os formandos da turma A, enquanto Bruno Fabrício da Costa entregou os diplomas para a Turma B.

Encerramento

Ao encerrar a cerimônia solene, o reitor Paulo Stumpf anunciou a inauguração do Campus 2 da Dom Helder, em Brumadinho, e garantiu que o lugar estará de portas abertas também aos ex-alunos.

Confira a galeria de fotos no topo da notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário