quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Católicos e Ortodoxos continuam o diálogo teológico

Inicia quinta-feira 15 e se prolonga até 22 deste mês de setembro em Chieti, na Itália centro-oriental, a XIV sessão plenária da Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica. A reunião será à porta fechada, mas prevê-se um encontro em que a imprensa poderá estar presente.
Os trabalhos serão presididos pelo Cardeal Kurt Koch, Presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos e por Mons. Job Getcha, arcebispo de Telmessos, representante do Patriarcado Ecuménico de Constantinopla junto do Conselho Ecuménico das Igrejas.
D. Bruno Forte, Arcebispo de Chieti-Vasto, fará uma saudação aos membros da comissão.
A Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja católica e a Igreja ortodoxa foi instituída pelo Papa João Paulo II e pelo Patriarca Ecuménico Dimitrios I por ocasião da visita do Papa Wojtyla a Phanar, na Turquia, a 30 de novembro de 1979.
A primeira sessão planária da Comissão teve lugar em 1980 nas ilhas gregas de Patmos e Rodi. Desde então a Comissão já publicou cinco documentos: “O Mistério da Igreja e da Eucaristia à luz do Mistério da Santíssima Trindade” (Monique, Alemanha 1982); “Fé, Sacramento e Unidade da Igreja” (Valamo, Finlândia 1988), “O Uniatismo, Método de União do passado”, “A Investigação actual da plena Comunhão” (Balaman, Líbano, 1993), e “As Consequências Eclesiológicas e Canónicas da Natureza Sacramental da Igreja” (Ravena, Itália, 2007).
A convite do Arcebispo de Chieti, Bruno Forte, que é membro da Comissão, tem agora lugar de 15 a 22 deste mês a 14ª sessão plenária naquela cidade da região italiana dos Abruzos. Esta é a terceira vez que a Comissão se reúne na Itália. As duas primeiras foram em Bari e Ravena.
A Comissão é composta por dois representantes de cada uma das 14 Igrejas ortodoxas autocéfalas e por um igual número de católicos. Tal como aconteceu nas últimas sessões plenárias, o Patriarcado da Bulgária não enviou nenhum representante.
Durante a sessão plenária de Chieti, a Comissão analisará um esboço de documento, redigido pelo Comité de Coordenação da Comissão que se reuniu em Roma. O documento pretende dar continuidade à reflexão já iniciada no documento de Ravena, delineando algumas características partilhadas entre católicos e ortodoxos acerca de um primado a nível da Igreja universal que seja aceite por todos como um serviço de unidade da Igreja. Trata-se de um tema que toca o coração do histórico contencioso entre católicos e ortodoxos.
(DA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário