quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Literatura com lançamento performático

 domtotal.com
Evento reúne o escritor argentino Agustín Arosteguy e a atriz Guga Barros no Sesc-Palladium.
O escritor Agustín Arosteguy e a atriz Guga Barros: ‘Minha vida é um limão’.
O escritor Agustín Arosteguy e a atriz Guga Barros: ‘Minha vida é um limão’.

O lançamento do livro de prosas e poesias “Minha vida é um limão, por favor devolvam meu dinheiro” (Editora Ramalhete, 2016), do escritor argentino residente no Brasil, Agustín Arosteguy, será marcado por um encontro inusitado. O autor fará um bate-papo performático com a jornalista e atriz Guga Barros, combinando literatura, música, ao som do bandoneon de Otto Hanriot, e vídeo de Henrique Roscoe.

O título, originado de uma canção do cantor norte-americano Meat Loaf, dá nome a um dos 25 textos do livro. O prefácio é do poeta mexicano Daniel Bencomo e orelha do poeta mineiro Jovino Machado. A pergunta sobre o amor e a busca pela resposta no cotidiano é o motivo em torno do qual se constrói “Minha vida é um limão, por favor devolvam meu dinheiro!”. Em um mosaico de dilemas líricos, prosa e poesia perseguem o amor e a pessoa amada em situações da vida urbana contemporânea, entre paixão, humor, dúvida, fantasia e desejo. Sentimentos e emoções atemporais são traduzidos em linguagem poética coloquial de pose cosmopolita.

O encontro de dois viajantes da arte

Sobre apresentar o evento no formato de um bate-papo performático, com a presença de um artista tocando um bandoneon, Agustín reflete: “Acho bem interessante essa oportunidade de mostrar características e hábitos de minha cidade, que é pequena, próxima a Bueno Aires, para mostrar aos mineiros como vivemos. Vivi nessa cidade até os 18 anos, depois me mudei para Buenos Aires, e vivi também em outros países. A questão da busca do amor, as relações sociais, a realização pessoal e humana, encontrar outra pessoa para compartilhar sua vida, isso são temas universais que atravessam o livro. Com o olhar de uma pessoa que veio de uma cidade pequena, mas que teve experiência em outras cidades de outros países. Agora estou morando no Brasil. Isso enriquece e ajuda a pensar sobre o amor, sobre o amor ideal, o amor platônico, o medo que as pessoas têm de enfrentar o amor real, adiando o encontro e a realização física”.

Do encontro com Guga Barros, Agustín observa: “Ela tem muito em comum comigo, são os encontros que temos na vida com pessoas especiais. O olhar da Guga vai enriquecer o evento em si, mas também a minha vida. Vai contribuir com meu olhar sobre as coisas. Ela tem um trabalho sobre os imigrantes na cidade. Está sendo uma troca de ideias”.

Guga Barros por sua vez acrescenta: “Esta proposta do Palco Biblioteca tem a ver com o que eu penso sobre literatura. A literatura não é uma biblioteca empoeirada. A literatura pra mim é vibrante, que trabalha sua imaginação, sua inteligência e até mesmo sua espiritualidade. Não só a literatura, como as diversas linguagens e formas de cultura. Sou quase uma militante da cultura, como jornalista da área. Defendo uma abertura de Belo Horizonte para o mundo mesmo, parodiando Fernando Brant – sou do mundo, sou Minas Gerais. O tema não poderia ser mais atual. Vamos versar sobre isso, sobre a diversidade. Somos viajantes, estamos aqui de passagem. Então, será um momento muito especial esse que vamos viver no palco do Sesc”.

Serviço

Lançamento do livro ‘Minha vida dá um limão’

Dia: 29 de setembro, quinta-feira

Horário: 19h (duas horas de duração)

Local: Sesc Palladium - Foyer Augusto de Lima (Av. Augusto de Lima, 420, Centro)

Entrada gratuita. Espaço sujeito a lotação.

Classificação: livre


Redação Dom Total

Nenhum comentário:

Postar um comentário