sábado, 24 de setembro de 2016

Paraguai: Bispos, defesa das famílias campesinas e de suas terras

 domtotal.com
Igreja condena ato contra a dignidade das famílias campesinas.
Igreja condena ato contra a dignidade das famílias campesinas.

Assunção, 23 set – A Conferência episcopal do Paraguai publicou esta semana um comunicado em relação à retirada das famílias campesinas da colônia Guahory, no distrito de Tembiaporá (departamento de  Caaguazú, no sudoeste do País): um fato que se deu a 15 de setembro e que teve grande eco no País pelo uso excessivo da força policial.

No comunicado, a Igreja “condena qualquer ato que vai contra a dignidade do ser humano, qualquer quer que seja sua condição social, mas especialmente quando se trata dos setores mais frágeis da sociedade, como as famílias campesinas”. Em particular, neste caso, os Bispos lamentam e condenam “o uso excessivo e desproporcional de policiais para destruir os cultivos e as moradias dos pequenos agricultores, em terrenos cuja propriedade é alvo de contestação e cuja titularidade não seria suficientemente garantida”.

Os Bispos fundamentam sua posição a partir da doutrina social da Igreja para destacar a propriedade da terra e a destinação dela ao serviço do bem comum. E concluem o comunicado pedindo com força, mais uma vez, “uma reforma agrária integral, que permita às famílias campesinas manter a propriedade de suas terras”.

SIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário