Wenzhou (RV) – O Bispo coadjutor de Wenzhou (Zhejiang), Dom Pietro Shao Zhumin, foi sequestrado pela polícia e levado para fora da diocese, que se prepara para celebrar os funerais do Bispo ordinário falecido na quarta-feira, Dom Vincenzo Zhu Weifang.
Segundo os fieis do local, o sequestro ocorreu pouco antes da morte do prelado, com o objetivo de evitar que Dom Shao celebre os funerais e assuma como Ordinário da Diocese, do ponto de vista canônico. Fontes locais confirmaram à Agência Asianews, que o prelado foi levado pela polícia no nordeste da China, "para uma viagem".
Dom Shao é membro da comunidade católica não-oficial. Sua nomeação como bispo, mesmo com mandato da Santa Sé, não é reconhecida pelas autoridades de Pequim
Seu Secretário (e Chanceler da Diocese), Padre Paolo Jiang Sunian - também ele sacerdote não-oficial - foi escoltado pela Polícia no Yunnan; outro sacerdote foi preso em um hotel de Hangzhou, a capital da Província.
A polícia local também proibiu aos membros da comunidade subterrânea de participar aos funerais. Os membros da comunidade "oficial" devem ter uma "permissão" para participar das exéquias. As forças de ordem estabeleceram que a Missa poderá ter a participação de no máximo 400 pessoas.
A comunidade católica de Wenzhou - cerca de 120 mil fieis - há anos está dividida entre oficial e não-oficial. A Santa Sé, buscando incentivar a reconciliação dos dois lados, havia nomeado Dom Zhu, da Igreja oficial, como Bispo ortidnário, e Dom Shao, como Bispo coadjutor.
As tentativas de reconciliação foram interrompidas pelos membros das duas comunidades, mas sobretudo pelo governo que busca dividi-las e punir os membros da comunidade subterrânea. Som Shao e Padre Jiang foram presos em diversas ocasiões.
Na espera dos funerais, que terão lugar no dia 13 de setembro, são realizadas nas paróquias oficiais e em tantos locais de culto não-oficiais momentos de oração e missas nas intenções do pastor falecido.
O corpo está em uma câmara ardente em Maao, local de nascimento de Dom Zhu, para a última despedidas dos fieis.
(je/asianews)
(from Vatican Radio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário