domtotal.com
O filme marca sua identidade regional, explorando a beleza da cidade.
Querendo incluir todos os públicos para falar de amor, retrata todo tipo de casal.
Por Neusa Barbosa
No verão de 2013, um cometa com nome de mulher 'Rose' poderá ser visto nos céus de Barcelona. O evento reúne amigos e parentes em todos os cantos da cidade. Mas não é o raro acontecimento astronômico, e sim sua analogia com a incerteza e a inevitabilidade da paixão, o tema da comédia dramático-romântica 'Noite de verão em Barcelona', estreia na ficção do diretor catalão Dani de la Orden.
Em sua maior parte falado em catalão, o filme marca sua identidade regional, explorando a beleza da cidade sem exagero turístico, situando seus muitos personagens neste privilegiado cenário urbano. Querendo incluir todos os públicos para falar de amor, retrata todo tipo de casal: pré-adolescente em busca do primeiro beijo; gay (inserido num contexto muito interessante, o mundo do futebol); um par de namorados que lida com uma gravidez inesperada; um grupo de amigos dos dois sexos assombrado pela paixão mal-resolvida entre dois deles; e vários solteiros à caça, com mais ou menos veemência.
Como acontece em todo filme-coral, perde-se consistência aqui e ali, já que a necessidade de multiplicar incidentes para todos os segmentos não significa que todos atinjam a mesma graça ou relevância.
Sem ser original num caminho tão explorado pelo cinema, nem pretender, felizmente, imitar Woody Allen, 'Noite de Verão em Barcelona' é uma tentativa simpática de abordar para um grande público esse grande mistério (ou ilusão) da vida. Com um pouco de romantismo e auto-ironia, que não fazem mal a ninguém.
Clique aqui e confira onde o filme está em cartaz na Agenda Cultural!
Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário