quarta-feira, 26 de outubro de 2016

A sutileza é que faz a diferença em: Certas Mulheres

domtotal.com
Certain Women Poderá ser visto dentro da programação, gratuita, da Mostra de Cinema de BH.

Por Charles Mascarenhas

O BH International Film Festival está no ar em sua 10ª  edição e traz à capital mineira uma vasta programação gratuita, com pré-estréias de filmes nacionais e internacionais.

Dentre os filmes que estão sob análise de jure e primeiro público, está Certain Women (Certas Mulheres, título traduzido para o Brasil), dirigido e roteirizado pela cineasta americana Kelly Reichardt, que é conhecida por trazer ao cinema grandes personagens femininas.
Neste novo longa, a diretora trabalha com quatro protagonistas em três diferentes histórias.

As personagens vivem em Livingston, uma cidade de Montana nos Estados Unidos, elas não se conhecem, mas tem o desejo em comum, que é a conquista de espaço.

Laura (Laura Dern) é uma advogada de sucesso que enfrenta grandes problemas com um cliente; Gina (Michelle Williams) é uma mulher que está em constante conflito com a filha adolescente, mas sua preocupação maior é tentar comprar os restos de arenito utilizados na construção da primeira escola da cidade para construir a nova casa da família; e por último conhecemos Beth (Kristen Stewart) e Jamie (Lily Gladstone).

O filme foca mais nessa ultima história, que aliás, é a mais interessante, pois deixa o telespectador curioso para saber o desfecho.
Beth (Kristen Stewart) é uma advogada recém- formada, que além de trabalhar num escritório, começa dar aula numa escola rural, para complementar seu salário. Jamie (Lily Gladstone) é uma cuidadora de cavalos, que passa a assistir as aulas de Beth (sem estar matriculada), só porque encontrou na professora a única companhia para um jantar, ou andar a cavalo. É possível ver no olhar de Jamie o afeto que havia sido criado. Mas será que é recíproco?

Apesar de ter um bom desenvolvimento, Certain Women deixa a desejar nos finais das três histórias, que além de acabarem nos clímax, Reichardt tenta associá-las, de forma rápida, o desfecho da narrativa.

Mas, nada que tire a essência da obra, que traz um olhar sutil para os pequenos e grandes momentos das vidas de mulheres fortes e independentes, dispostas a mudar o mundo no qual vivem.

Certain Women Poderá ser visto dentro da programação, gratuita, da Mostra de Cinema de BH, que vai somente até o dia 27/10, mas brevemente entrará no circuito comercial brasileiro.

Confira o trailer:


Charles Mascarenhas
Graduando em cinema e audiovisual pela PUC-Minas e estudante de cursos livres de teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário