domtotal.com
Grupos de trabalho são formados no segundo dia da Congregação Geral.
O provincial do Brasil, P. João Renato, em um dos grupos de trabalho.
Tendo dado início a Congregação Geral dos jesuítas, evento que irá eleger seu novo Superior Geral, deu-se início aos trabalhos de grupo. Provenientes de diversos países, essa fase é fundamental para o conhecimento mútuos dos seus participantes, bem como da situação na qual a Companhia de Jesus se encontra.
Durante a primeira fase da Congregação Geral, e antes dos dias de oração e discernimento chamados de murmuratio, os padres congregados estudam os informes das diversas comissões, que são trabalhados antes da sessão plenária. Tratam do informe De statu, que oferece um retrato do estado atual da Companhia de Jesus. Em seguida, as comissões, com atenção centrada sobre outros aspectos mais específicos da vida e dos encargos apostólicos dos jesuítas, terão também de apresentar um resumo de seus trabalhos.
Para favorecer o conhecimento mútuo e, assim, ajudar os eleitores em seu discernimento e identificar qual jesuíta poderia se tornar o próximo superior geral, a comissão coordenadora sugeriu a organização de vários encontros em pequenos grupos durante as “jornadas de informação”. Os membros da CG foram distribuídos em grupos com cerca de 10 pessoas. Deste modo, formaram-se 20 grupos para cada um dos tempos de partilha. Após cada um desses períodos, os grupos se reconfiguravam, de modo que os congregados pudessem se encontrar com novos companheiros, procedentes de países diferentes.
Trata-se de grande desafio para a equipe de logística, dirigida pelo P. Arturo Sosa. Em primeiro lugar, encontrar 20 espaços adequados para as reuniões em pequenos grupos e assegurar que cada um saberá rapidamente para onde se dirigir. Sobretudo, é necessário garantir que se possa encontrar uma maior diversidade de jesuítas nos encontros que cada um participe. No mais, há de se ter em conta as distintas línguas compreendidas e faladas. Assim, por exemplo, pode-se reunir certos jesuítas falantes de língua hispânica que entendem o Inglês, ainda que não o falem, com jesuítas que anglófonos, mas que podem compreender o espanhol.
gc36.org / Dom Total - Tradução e adaptação: Gilmar Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário