segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Site da arquidiocese de Brasília é hackeado

 domtotal.com
Após anúncio do novo cardeal, site da Arquidiocese é invadido.
Tela inicial modificada pelo grupo de hackrs.
Tela inicial modificada pelo grupo de hackrs.

Por Gilmar Pereira
Redação Dom Total

Poucas horas após o anúncio dos nomes dos novos cardeais feitos pelo Papa Francisco, na manhã desse domingo (9), no Vaticano, o site da Arquidiocese de Brasília foi invadido por harckers. Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília, foi um dos escolhidos pelo Pontífice. 

Os reparos na página começaram a ser feitos somente nesta segunda. Até então, quem entrou no domínio da página da Arquidiocese se deparou com um site preto em que os supostos autores se identificavam como parte de uma espécie de coletivo chamado Brazilian Cyber Army (BCA), algo como “Ciberexército Brasileiro”. Ali são identificados sete nicknames, nomes adotados pelos membros do grupo, além de uma conta do Twitter que mostra algo de sua atividade.

Entre os sites hackeados mais recentemente pelo BCA constam os domínios da OAB de Nova Friburgo, Universidade Federal Fluminense, Prefeitura de Uruaçu (GO), entre outros. Alguns, mesmo após dias de invadidos, continuam exibindo a mesma tela preta com o logotipo do grupo. No caso da Arquidiocese de Brasília, a imagem foi retirada, mas o site continuou, até o fechamento dessa matéria, em reparo.

Além dos dados do BCA, a tela preta vinha acompanhada de uma manifestação pró-legalização da maconha, com os dizeres "Esse som foi pra você meu amor... I love you marijuanna". Apesar da seriedade da tela modificada pelo grupo, o protesto ganhava tom cômico pela música executada ao acessar o site. Tratava-se do raggae Amor em Pó, do grupo Narguilé Hidromecânico, que parodia a música Eu queria ser uma lagarta, do cantor e compositor Lenine. A letra dizia “Eu fumo maconha por que gosto da lombra, eu gosto da sombra na minha cabeça (...) Tô travado de alegria, tô cheirando paixão”.  Enquanto isso a equipe de Brasília continuava tentando destravar a página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário