domtotal.com
Aula na School of Life aborda tema pesquisado por especialistas em todo o mundo.
Encontro na School of Life: "Nunca é tarde demais para ser o que você poderia ter sido".
Pesquisadores ao redor do mundo estão cada vez mais interessados nos efeitos que a compaixão pode trazer para o manejo do sofrimento e estão em busca de compreender como isso beneficia o ser humano.
O termo tibetano para compaixão é nying je, que significa “conotação amorosa, afeição, gentileza, generosidade”. Ela entra em evidência quando o mundo enfrenta questões como as crises econômicas, as disputas religiosas, o preconceito e outras questões que tem favorecido a necessidade de uma maior cooperação e menor competição entre as pessoas. Assim, a compaixão seria fundamental para a natureza do coexistir em grupo e para a nossa adaptação ao meio.
Podemos desenvolver compaixão pelas pessoas que amamos e também por aquelas que nos trazem dificuldades, conflitos ou sofrimento. Substituir o sentimento de mágoa, raiva ou ressentimento por uma pessoa pela compaixão, pode trazer inúmeros benefícios. Além disso, o treino de desenvolver compaixão pelo outro nos ensina sobre aspectos comuns que todos vivenciamos como seres humanos, como as perdas, decepções. A compaixão nos conecta com a nossa humanidade comum, aquilo que nos torna íntimos, únicos e também imperfeitos. “Passei a vida tentando corrigir os erros que cometi na minha ânsia de acertar”, dizem os organizadores, citando Clarice Lispector.
A aula-curso sobre ‘Compaixão’ é mais um evento promovido por The School of Life Brasil. Segundo os organizadores, “nós exploramos questões fundamentais da vida: Por que, com frequência, o trabalho não nos preenche? Por que os relacionamentos podem ser tão desafiadores? Por que é cada vez mais difícil ficar calmo? O que uma pessoa poderia fazer para mudar o mundo para melhor? Nunca é tarde demais para ser o que você poderia ter sido.
The School of Life – explicam os promotores – é um lugar para você dar um passo atrás e pensar inteligentemente sobre essas e outras preocupações. “Não temos todas as respostas, mas vamos guiá-lo na direção de uma variedade de ideias úteis - de filosofia a literatura, de psicologia a artes visuais - que te farão exercitar e expandir a sua mente. Você encontrará outros curiosos com mente aberta em um ambiente de exploração para você desfrutar”, acrescentam. Como exemplo, eles citam um verso de do poeta e compositor Leonard Coehen, morto recentemente: “Toque os sinos que ainda pode tocar. Esqueça sua perfeita oferenda. Há uma falha em tudo. É assim que a luz entra.”
A aula sobre compaixão será dada por Karen Vogel, psicóloga, mestre em ciências pela Faculdade de Medicina da USP. É formada em Mindful Self Compassion pela University of San Diego School of Medicine (EUA). Especialista em Terapia Comportamental e fundadora do Programa de Desenvolvimento Emocional, que visa o treinamento de habilidades emocionais em escolas.
O evento será realizado no dia 6 de dezembro na sede da School of Life Brasil: Casa Neo10, Rua Medeiros de Albuquerque, 60, Vila Madalena, São Paulo. Ingresso único: R$ 185,00. Informações pelos telefones: +55 (11) 26387130 # (11)981623818.
Da redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário