Aparecida (RV) – A Cáritas Brasileira comemora seus 60 anos de fundação com um Congresso Nacional no Santuário Nacional de Aparecida, de 9 a 13 de novembro.
O evento – em sua quinta edição – terá como tema “Cáritas: pastoralidade e transformação social” e como lema “60 anos de solidariedade libertadora”.
“No momento em que completa 60 anos, a Cáritas Brasileira realiza um profundo processo de reflexão sobre seu caminho místico e espiritual, avaliando experiências e vivências que conformaram a trajetória histórica da entidade e seu compromisso com as pessoas em situação de vulnerabilidade social”, lê-se no comunicado da entidade.
Os congressos da Cáritas constituem espaços ampliados para a reflexão sobre a realidade sociopoliticoeconômica do país, sobre a Igreja e, claro, sobre a própria Rede Cáritas. Nestes espaços, há ainda a definição das novas prioridades estratégicas da entidade e a celebração da caminhada construída conjuntamente. Em 2016, não será diferente. Sediado no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, no Santuário Nacional de Aparecida, o congresso será resultado de uma série de encontros prévios feitos em grupos, comunidades, dioceses, regionais e inter-regionais, aos quais se somou a realização de uma caravana nacional.
Todas estas atividades foram iluminadas pela imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, que tem seu jubileu de 300 anos comemorado em 2017. A imagem percorreu os regionais e as entidades membros da Cáritas Brasileira, acompanhando as caravanas territoriais, os momentos de reflexão e oração, os debates, as romarias e as manifestações realizadas nas cinco regiões do Brasil. A imagem foi entregue simbolicamente a uma comitiva da Cáritas durante missa em ação de graças pela fundação da entidade, celebrada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida em 12 de abril deste ano.
A programação inclui ainda a realização de painéis de análise sobre a conjuntura socioeconômica, política e cultural do Brasil; sobre a ação da Igreja para a transformação social e sobre a própria pastoralidade da Cáritas, cuja fé se move pela libertação das pessoas excluídas da sociedade. Além disso, haverá uma procissão luminosa para marcar o projeto 10 Milhões de Estrelas e a organização da Feira de Saberes e Sabores, com exposição de produtos e artigos de empreendimentos solidários de diversas partes do país de 10 a 12 de novembro, também no centro de eventos do santuário.
Para mais informações sobre o V Congresso Nacional, acesse o site da Cáritas Brasileira.
(from Vatican Radio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário