domtotal.com
O estudo confirma as simulações feitas por cientistas ao redor do mundo.
Um exemplo de colisão entre galáxias espirais. (Divulgação)
O choque de duas galáxias e sua posterior fusão produzem material suficiente para alimentar e permitir o crescimento dos buracos negros, afirma um estudo difundido nesta quinta-feira (19) em Santiago.
O estudo confirma as simulações feitas por cientistas ao redor do mundo e traz informações sobre a interação entre os buracos negros e sua galáxia.
"Conseguimos demonstrar como a galáxia pode dialogar, falar com o buraco negro", comentou Claudio Ricci, pesquisador do Instituto de Astrofísica da Universidade Católica do Chile e líder do projeto.
A pesquisa permitiu "observar galáxias em diferentes etapas de choque e descobrir que, por exemplo, nas primeiras etapas o material é normal e rodeia o buraco negro como um cinturão, mas nas últimas etapas da colisão é muito mais denso e cobre completamente o buraco negro".
"A distribuição do material é diferente e isso significa que é verdade que o choque pode provocar a queda do material até o buraco negro e ele, por sua vez, pode crescer muito nessas etapas em que fica escondido", afirma um comunicado difundido pelos pesquisadores.
Para realizar as observações foi utilizado o satélite Nustar da NASA. O estudo aparecerá na edição impressa da revista científica Monthly Notices Royal Astronomical Society nos próximos meses.
AFP
Nenhum comentário:
Postar um comentário