quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Filmes de Brasil e Chile competirão no Festival de Cinema de Berlim

  domtotal.com
Vazante, dirigido por Daniela Thomas, e Pendular, de direção de Júlia Murat, estão entre os primeiros selecionados.
Cena do filme Vazante, uma das produções brasileiras selecionadas.
Cena do filme Vazante, uma das produções brasileiras selecionadas. (Divulgação)
Por Patricia Avila

Um filme chileno sobre a vida de uma empregada que tenta seguir adiante após a morte de seu namorado e uma produção brasileira ambientada na época colonial competirão pelo prêmio máximo do Festival Internacional de Cinema de Berlim, no qual o ator Diego Luna será parte do júri.

Os organizadores do festival anunciaram nessa terça-feira a exibição de cerca de 400 filmes em todas as mostras e 18 títulos competindo pelo Urso de Ouro de Berlim.

"Uma Mulher Fantástica", uma co-produção de Chile, Estados Unidos, Alemanha e Espanha dirigida por Sebastián Lelio, integra a lista de filmes na competição, que também inclui as obras "The Dinner", com Richard Gere e Laura Linney, e "The Party", da britânica Sally Potter.

Na lista de produções concorrentes também aparece a brasileira "Joaquim", do diretor Marcelo Gomes. Mesclando realidade e ficção, ela trata do herói nacional Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que foi tenente, ficou famoso por capturar contrabandistas de ouro e que no filme espera poder libertar sua amante, uma escrava negra.

O diretor do festival, Dieter Kosslick, disse durante uma coletiva de imprensa realizada na segunda-feira que os filmes competindo formam "um programa sobre a coragem e a confiança com muito humor".

Fora da competição estarão o trabalho mais recente do espanhol Alex de la Iglesia, a comédia negra "El Bar"; o quinto filme como diretor do ator Stanley Tucci, "Final Portrait"; o capítulo mais recente da saga "X-Men", "Logan", com Hugh Jackman, e "T2 Trainspotting", de Danny Boyle, uma sequência que conta com o mesmo elenco do original, mas 20 anos mais tarde.

O mexicano Diego Luna, visto recentemente nos cinemas como um dos protagonistas de "Rogue One", aventura derivada da franquia "Star Wars", irá integrar o júri, que nesta edição é presidido pelo cineasta holandês Paul Verhoeven.


Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário