Agência Ecclesia 03 de Fevereiro de 2017, às 11:24
Cidade do Vaticano, 03 fev 2017 (Ecclesia) – O Vaticano vai congregar em Roma, entre 2 e 4 de março, representantes das conferências episcopais e ordens religiosas para debater formas de potenciar a música enquanto “proposta positiva” para o culto cristão.
O objetivo é “refletir sobre o interesse atual pelo fenómeno musical, sempre presente na história da Igreja” e “conhecer as linguagens mais adequadas para celebrar o louvor público oficial e solene da Igreja”, refere a Rádio Vaticano.
Ao mesmo tempo, pretende-se “rever o lugar e a função do músico de Igreja” e reforçar o papel da música no diálogo ecuménico e com a cultura contemporânea”.
O evento, que também congregará músicos, estudiosos da música litúrgica, e representantes de associações e movimentos, vai decorrer no Centro de Congressos Augustinianum, em parceria com o Instituto Pontifício Litúrgico, o Instituto Pontifício de Música Sacra e o Pontifício Ateneu Santo Anselmo.
A sessão de abertura estará a cargo do presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, o cardeal Gianfranco Ravasi, que trará a reflexão ‘Música e Palavra de Deus’.
Na base da reflexão dos participantes estará a temática ‘Música e Igreja: culto e cultura’ e a instrução ‘Musicam Sacram’, documento datado de 1967.
Destaque ainda para a presença, entre os oradores, do prior da Comunidade Ecuménica de Taizé, o Irmão Alois.
No programa do encontro, entre 2 e 4 de março, está prevista uma audiência dos participantes com o Papa Francisco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário