Agência Ecclesia 15 de Fevereiro de 2017, às 15:57
Cidade do Vaticano, 15 fev 2017 (Ecclesia) - O Vaticano revelou hoje os vencedores do prémio ‘Economia e sociedade’ 2017, cuja principal distinção se destina a um estudo sobre ética e sustentabilidade na Economia.
O presidente do júri, cardeal Reinhard Marx, referiu hoje em conferência de imprensa que o vencedor do prémio internacional foi o teólogo alemão Markus Vogt, com a sua obra ‘Princípio da Sustentabilidade. Um projeto de perspetivas teológicas e éticas’.
A distinção visa estimular “o conhecimento da Doutrina Social da Igreja Católica” e este ano distingue ainda dois jornalistas: o francês Dominique Greiner, pelo seu blogue ‘La doctrine sociale sur le fil’ e o alemão Burkhard Schäfers, pela sua transmissão radiofónica dedicada a Oswald von Nell-Breuning (1890-1991).
Quanto à obra vencedora do prémio internacional, foi selecionada entre mais de 57 candidaturas, provenientes de 12 países.
Markus Vogt, depois de ter estudado teologia e filosofia em Munique e em Jerusalém, trabalhou como perito de ecologia para o governo alemão.
O tema principal da obra premiada é apresentado como uma das preocupações centrais da encíclica ‘Laudato si’ do Papa Francisco.
O cardeal Reinhard Marx referiu que Vogt “não tenciona defender um pensamento unilateral, mas assume posições equilibradas face a posições radicais”, ligando “economia, ecologia e a dimensão social”.
A entrega dos prémios está marcada para 18 de maio, às 17h00, no palácio romano da Chancelaria, no dia da inauguração do congresso anual da fundação, desta vez sobre o tema ‘Alternativas construtivas numa época de incerteza global - Emprego e integridade na era digital. Incentivos à solidariedade e à virtude cívica’.
OC
Nenhum comentário:
Postar um comentário