Cidade do Vaticano (RV) – A Igreja no Brasil tem 5 novos arcebispos metropolitanos que receberam o Pálio abençoado pelo Papa Francisco na manhã desta quinta-feira (29/06).
“Eles trazem novas oportunidades e são um motivo de esperança e gratidão”. Quem afirma é o Cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília e Presidente do Episcopado brasileiro. A entrevista foi concedida em exclusiva ao Programa Brasileiro da RV. Ouça aqui:
“Há um ritmo normal de renovação da Igreja no Brasil e isto não termina nunca, pelo número de bispos que o Brasil tem... Graças a Deus, porque nosso episcopado é tão grande... Eu acho que nós damos muito trabalho para o Papa, que está sempre necessitando nomear novos bispos. A Nunciatura do Brasil tem certamente um trabalho muito grande também. Mas graças a Deus que é um santo trabalho, porque nós nesta hora fazemos aquilo que é previsto pela Igreja, isto é, a substituição dos bispos de acordo com sua idade ou situações de transferência de um bispo de uma diocese para outra. Isto ocorre numa certa normalidade e num episcopado grande, sempre vamos ter”.
Cinco novos arcebispos são uma oportunidade para vida eclesial

Simplicidade, misericórdia e missão no ministério do Papa Francisco
“O Papa Francisco tem dado uma imensa contribuição para a renovação da vida e missão da Igreja no mundo de hoje. Penso que podemos resumir muito seu ensinamento na simplicidade, na misericórdia e na missão: tês grandes referências, dentre tantas outras que são derivadas destas, não só nos seus ensinamentos. O Papa ensina através do testemunho de vida, ensina através de suas palavras, mas ensina também através de seus gestos, que são sempre muito significativos. São simbólicos. Por exemplo, a própria forma dele celebrar o seu Jubileu Episcopal, com a simplicidade que nós vimos, ensina muito. O fato dele sempre ressaltar Jesus Cristo como centro... a centralidade de Cristo na vida da Igreja... ele expressou isto na celebração".
"Nunca vi um Jubileu tão simples como o do Papa"
"A maneira dele celebrar o seu Jubileu foi toda voltada para Cristo, para a Eucaristia, para a Palavra de Deus. Ele não falou de si, mas falou de Jesus, da Palavra, de um modo muito simples. Então, o Papa ensina, falando sobre a simplicidade na vida da Igreja, mas ele testemunha a simplicidade nos seus gestos. Isso é muito importante. O mundo de hoje está precisando de testemunhas, de gente que seja coerente com aquilo que fala. Por isso, a autoridade dele, não só dentro da Igreja, mas também no mundo... isto é, sua liderança é reconhecida hoje. Ele tem sido visto realmente como alguém que tem contribuído para a causa da paz no mundo, para a superação da violência, de tantas situações que estão aí de sofrimento”.
Agradecer a Deus por nos ter dado este Papa
“O Papa Francisco tem dado esta grande contribuição para a vida da Igreja, isto é, de ensinar, ajudar a Igreja a ser fiel a Jesus Cristo e ao Evangelho, fazendo isto através de seus gestos muito concretos de vivência dos valores que ele propõe para o mundo. Temos muito o que agradecer a Deus. O Jubileu dele é ocasião para louvar a Deus pela presença e o testemunho dele na Igreja hoje”.
(CM)
(from Vatican Radio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário