terça-feira, 15 de agosto de 2017

Papa apoia mobilização em BH pela Síria

domtotal.com
Comunidade árabe se reúne na Praça da Liberdade em oração pela paz na Síria.
O Santo Padre Francisco quis manifestar a todos os participantes nesta iniciativa a sua paterna solicitude.
O Santo Padre Francisco quis manifestar a todos os participantes nesta iniciativa
 a sua paterna solicitude. (Arquidiocese de Belo Horizonte).

O Papa Francisco enviou mensagem ao arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor, sobre a “Mobilização pela Paz na Síria” que será realizada nesta terça-feira, 15 de agosto, em Belo Horizonte, dia da Assunção de Nossa Senhora. Em mensagem enviada para o Arcebispo da capital mineira, o Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni d’Aniello, destaca: "o Santo Padre Francisco quis manifestar a todos os participantes nesta iniciativa a sua paterna solicitude” e complementa "o Santo Padre acompanha constantemente o desenvolvimento da situação naquele querido País, quer através de suas orações, quer em iniciativas em favor do restabelecimento da paz”.

Oração pela Paz na Síria:

O Consulado da República Árabe da Síria reúne a comunidade árabe de Minas Gerais para um momento de oração e sensibilização de todo o mundo para a necessidade de paz na Síria. O evento, que conta com o apoio da Arquidiocese de Belo Horizonte, será realizado no feriado de terça-feira, dia 15 de agosto  – Dia da Assunção de Nossa Senhora, de 10h às 12h, na Praça da Liberdade.

Todos são convidados para juntos rezarem pela paz, em um gesto de amizade e solidariedade ao povo sírio.

Os jovens da arquidiocese, que aos milhares estarão em peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, também se unirão em oração pela Síria. Desse modo a atividade também estará em comunhão com os que rezam na praça da Liberdade.

Há mas de 200 anos a comunidade síria com sua cultura, culinária, língua e costumes, está presente no Brasil. Com a guerra que já dura seis anos, metade da população da Síria saiu do país. Cerca de 400 mil pessoas perderam suas vidas, entre elas, 100 mil crianças.

Leia a mensagem na íntegra

Brasília, 10 de Agosto de 2017

Excelência,

Tendo tomado conhecimento que no dia 15 de Agosto p.v. será organizada, na Praça da Liberdade dessa Capital Mineira, uma manifestação em favor da paz na Síria, o Santo Padre Francisco quis manifestar a todos os participantes nesta iniciativa sua paterna solicitude.

Como é conhecido, o Santo Padre acompanha constantemente o desenvolvimento da situação naquele querido País, quer através de suas orações quer com iniciativas em favor do restabelecimento da paz.

Todos nós ainda lembramos a emocionante Vigília de Oração pela Paz que, sob o explícito desejo do Santo Padre, foi organizada no sagrado da Basílica Vaticana, no sábado, 7 de Setembro de 2013.

Naquele memorável dia, em sua homilia, o Papa Francisco perguntava: “É possível percorrer o caminho da paz? Podemos sair desta espiral de dor e de morte? Podemos aprender de novo a caminhar e percorrer o caminho da paz?” (Vigília de Oração pela Paz, Homilia do Santo Padre, Praça de São Pedro, 7 de Setembro de 2013, nº3). E o Santo Padre oferecia a resposta: “Invocando a ajuda de Deus, sob o olhar materno da Salus Populi Romani, Rainha da paz, quero responder: Sim, é possível para todos! Esta noite queria que de todos os cantos da terra gritássemos: Sim, é possível para todos! E mais ainda, queria que cada um de nós, desde o menor até o maior, inclusive aqueles que estão chamados a governar as nações, respondesse: - Sim queremos! A minha fé cristã me leva a olhar para a Cruz. Como eu queria que, por um momento, todos os homens e mulheres de boa vontade olhassem para a Cruz! Na Cruz podemos ver a resposta de Deus: ali à violência não se respondeu com violência, à morte não se respondeu com a linguagem da morte. No silêncio da Cruz, se cala o fragor das armas e fala a linguagem da reconciliação, do perdão, do diálogo, da paz” (Ibidem).

Fazendo minhas as palavras do Santo Padre naquela noite, eu também gostaria de pedir ao Senhor que nós, cristãos e os irmãos de outras religiões, todos os homens e mulheres de boa vontade gritassem com força: a violência e a guerra nunca são o caminho da paz! A guerra sempre significa o fracasso da paz, é sempre uma derrota para a humanidade.

Com Papa Francisco, digamos juntos: “Unamos as forças, em todos os níveis, para fazer sim que a paz na amada Síria seja possível. Isto sim será um grande exemplo de misericórdia e de amor vivido para o bem de toda a comunidade internacional”.

Assegurando as suas orações e invocando a intercessão de Nossa Senhora da Boa Viagem, o Santo Padre concede a todos os participantes da manifestação em favor da paz a sua Benção Apostólica.

Unindo-me aos augúrios do Santo Padre, envio-Lhe minhas cordiais saudações , extensivas a todos os que estiverem reunidos na Praça da Liberdade.

+Giovanni d’Aniello
Núncio Apostólico


Arquidiocese de Belo Horizonte/ Dom Total

Nenhum comentário:

Postar um comentário