Agência Ecclesia 25 de Setembro de 2017, às 11:24
RV/OR
Num encontro com benfeitores da Fundação da Guarda Suíça Pontifícia
Cidade do Vaticano, 25 set 2017 (Ecclesia) – O Papa destacou hoje no Vaticano o mandato do “amor ao próximo” e a “lógica da gratuidade e do serviço” que deve guiar aos cristãos, num encontro com benfeitores da Fundação da Guarda Suíça Pontifícia.
“É possível para o cristão, através de sua dedicação, fazer os outros experimentar a ternura providente do Pai celestial. Para doar amor aos irmãos, é necessário retirá-lo da fornalha da caridade divina, através da oração, da escuta da Palavra de Deus e do nutrimento da santa Eucaristia”, referiu Francisco.
A intervenção do Papa argentino, publicada pela Radio Vaticano, foi feita a um grupo de cerca de 50 benfeitores da Fundação da Guarda Suíça Pontifícia, por ocasião da inauguração da nova sede operacional daquela força de segurança da Santa Sé.
Os membros da referida fundação oferecem à Guarda Suíça “apoio económico, material e técnico”.
Francisco agradeceu todo o trabalho feito “pelos jovens suíços que dedicam alguns anos de suas vidas a serviço da Igreja e da Santa Sé”.
O Papa saudou ainda os presentes pela “colaboração profícua” que tem sido “instaurada com o Comando e as competentes autoridades vaticanas”.
Uma ajuda “preciosa e útil para o bom seguimento das atividades do Vaticano”.
“Ao desempenharem as vossas atividades, vocês manifestam o espírito comunitário e solidário, típico da presença dos católicos na sociedade. Através dessa obra, vocês testemunham concretamente os ideais do Evangelho e são exemplo de fraternidade e partilha no tecido social suíço”, completou.
A Guarda Suíça Pontifícia, fundada por Júlio II em 1506, é uma companhia militar de jovens recrutados voluntariamente na Suíça, para a defesa da pessoa do Papa e da sua residência.
O corpo militar tem ainda outras tarefas, como a vigilância das entradas na Cidade do Vaticano e serviços de segurança e de honra durante as cerimónias religiosas e diplomáticas.
Uma representação da Guarda Suíça acompanha o Papa nas suas viagens ao estrangeiro.
JCP
Nenhum comentário:
Postar um comentário