domtotal.com
A questão é sobre quem deu o golpe, apenas um grupo de criminosos, ou a elite burguesa, em articulação com criminosos.
Raposa velha como é Renan, preservou as possibilidades que teve de manter-se próximo de Lula no nordeste.
Por Marcel Farah
Será que Renan Calheiros, por ter proposto que a presidenta Dilma não tivesse suspensos seus direitos políticos deve ser acolhido no palanque de Lula, como foi?
Raposa velha como é, preservou as possibilidades que teve de manter-se próximo de Lula no nordeste, sabendo das preferências eleitorais de sua base.
Por outro lado, Lula, repete os mesmos procedimentos que construíram, durante 13 anos, os pressupostos do golpe: aliar-se com integrantes de setores conservadores, representantes da burguesia nacional, a tal ponto de não conseguir “construir retaguardas”, termo utilizado pelo presidente do PT do Rio, para fundamentar argumento contrário a este[1].
Em seu texto “Por um partido lulista, burguês e reformista” o petista Washington Quaquá defende que Lula articule um novo partido, para conviver com o PT em substituição aos partidos conservadores que temos hoje, vide PMDB. Quaquá acredita, e boa parte do PT o acompanha, ser possível ditar à burguesia o que ela deve fazer. Eu acho que não é. O golpe mostrou que não é.
Mas parece que isso passou desapercebido por Lula, pela maioria que dirige o PT e por parte da esquerda que a acompanha, vide PCdoB. Para estas bandas continua sendo possível aliar-se com latifundiários e promover a reforma agrária, promover criminosos a aliados e pedir que não cometam crime, democratizar as comunicações negociando com a rede globo.
Sou mais a opinião de outro petista, Valter Pomar, para quem “segundo esta narrativa, o golpe não teria origem no grande capital. Mas sim num grupo de criminosos. Quando o correto seria dizer que o grande capital, para nos dar um golpe, recorreu a um grupo de criminosos. Como recorreu a Collor para nos derrotar em 1989.”[2]
A questão é sobre quem deu o golpe, apenas um grupo de criminosos, ou a elite burguesa, em articulação com criminosos. Foi para que alguns corruptos se salvassem ou para mudar o rumo da política? Nem precisa responder.
[1]http://www.ptrj.org.br/por-um-partido-lulista-burgues-e-reformista/
[2]https://www.facebook.com/valtervr.pomar
Marcel Farah
Educador Popular
Nenhum comentário:
Postar um comentário