terça-feira, 3 de outubro de 2017

Bolsonaro é condenado por discurso contra afrodescendentes

domtotal.com
Deputado terá que pagar R$ 50 mil de indenização por danos morais.
Racismo
Racismo

Brasil - Declarações polêmicas de Jair Bolsonaro (PSC-RJ), deputado federal e cotado para disputar a Presidência da República em 2018, durante palestra no clube Hebraica, zona sul do Rio de Janeiro, na noite do dia 3 de abril passado, provocaram na ocasição indignação e revolta da opinião pública.

Bolsonaro disse, entre outros discursos de ordem racista e fascista, que comunidades quilombolas "não servem nem para procriar" (quilombolas são comunidades de afrodescendentes que sobreviveram à escravatura no Brasil através de uma organização social).

O deputado também prometeu que irá acabar com todas as reservas indígenas e comunidades quilombolas do país caso seja eleito em 2018. Ele também afirmou que irá terminar com o financiamento público para ONGs e disse que, se depender dele, "todo mundo terá uma arma de fogo em casa".

Aproximadamente 150 pessoas fizeram protesto na porta do clube, enquanto Bolsonaro discursava durante uma hora, a convite do Hebraica do Rio. O convite surgiu mês passado, pouco depois de o deputado ter sua palestra na sede paulista da Hebraica cancelada devido ao abaixo assinado com mais de 2.600 assinaturas da comunidade judaica contra o evento.

Hoje, o deputado acaba de ser condenado pela Justiça por discriminação racial e terá que pagar R$ 50 mil de indenização por danos morais.A ação é do Ministério Público Federal (MPF) e a sentença é da juíza Frana Elizabeth Mendes, da 26ª Vara Federal do Rio.

Considerando o significado social e político do fato, domtotal acompanhará a execução da sentença com mais informações.


domtotal

Nenhum comentário:

Postar um comentário