terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Papa exorta as Capitulares salesianas a serem missionárias da esperança e da alegria!


Cidade do Vaticano (RV) – O Santo Padre recebeu, na manhã deste sábado, na Sala Clementina, 200 participantes no Capítulo Geral das Filhas de Maria Auxiliadora. 

No discurso que pronunciou às religiosas Salesianas, o Papa partiu do tema do seu Capítulo Geral: “Ser, hoje, com os jovens, casa que evangeliza”, que bem se insere nos contextos social e eclesial do mundo contemporâneo, marcados por tantas formas de miséria espiritual e material.

De fato, disse o Pontífice, hoje se sofre por indigência, mas também por falta de amor e relações. Neste contexto, as Filhas de Maria Auxiliadora percebem, sobretudo, a fragilidade dos jovens, aos quais se dedicam com ardor e amor, segundo o espírito de Don Bosco e da Fundadora Madre Mazzarello. E, referindo-se aos trabalhos capitulares, o Papa disse:

“Dos seus trabalhos estão emergindo orientações fundamentais para a vida de cada religiosa e de cada comunidade. Antes de tudo, o compromisso de deixar-se guiar pelas perspectivas de “sair”, de por-se a caminho para as regiões de confins geográficos e existenciais, com uma atenção preferencial pelos pobres e pelas diversas formas de exclusão”.

Outro aspecto, que emerge do Capítulo Geral, disse o Bispo de Roma, é a consciência da necessidade de atuar oportunos percursos de mudança e de conversão pastoral, transformando suas casas religiosas em ambientes de evangelização, onde os jovens são envolvidos na sua missão. E o Papa continuou:

“Trata-se de instaurar um clima de co-responsabilidade, que favoreça o caminho de fé de cada um e a adesão pessoal a Cristo, para que ele continue a fascinar o ser humano. Deste modo, pode-se formar os jovens a serem agentes de evangelização entre seus coetâneos”.

Neste sentido, o Santo Padre não deixou de encorajar as Salesianas a continuar, com entusiasmo, neste caminho de ação que o Espírito Santo sugere. Portanto, exortou o Papa, abram seus corações para acolher as graças interiores de Deus; alarguem sua visão para reconhecer as necessidades mais autênticas e as urgências de uma sociedade e de uma geração em contínua mudança.

O Bispo de Roma convidou ainda as Filhas de Maria Auxiliadora a serem testemunhas proféticas e presenças educativas, mediante um acolhimento incondicionado dos jovens, enfrentando o desafio da inculturação e individuando percursos para tornar mais eficaz o apostolado entre a juventude, permeada de novas tecnologias virtuais e digitais.

Para que tudo isso seja possível, advertiu o Pontífice, é preciso colocar Cristo ao centro da própria existência, deixar-se guiar pela Palavra de Deus, que ilumina e orienta; alimentar o espírito missionário com a oração perseverante. E recordou ainda às religiosas:

“Ao mesmo tempo, vocês são chamadas a testemunhar um ideal de comunhão fraterna entre vocês, com sentimentos de acolhimento recíproco, aceitando suas limitações e valorizando as qualidades e dons de cada uma, segundo os ensinamentos de Jesus. Isto requer um sério caminho de formação, atualização, escuta, para inculturar a mensagem evangélica”.

Durante o Capítulo Geral, disse ainda o Bispo de Roma, vocês estão refletindo também sobre a sua atividade apostólica em contato com as alegrias, as esperanças e os sofrimentos das pessoas. Por isso, sejam para todos missionárias da esperança e da alegria, testemunhando os valores próprios da sua identidade salesiana, sobretudo o aspecto do encontro.

Que o exemplo de Don João Bosco e da fundadora Domenica Mazzarello, concluiu o Papa, as leve a contribuir, com entusiasmo, para a Nova Evangelização, no âmbito específico de suas atividades de educação, ensino, catequese e formação dos jovens ao apostolado. (MT)


Texto proveniente da página http://www.radiovaticana.va/news/2014/11/08/papa_exorta_as_capitulares_salesianas_a_serem_mission%C3%A1rias_da/bra-835365
do site da Rádio Vaticano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário